Skip to main content

Sextou e é dia de Dreo por aqui, porque dia de apreciar um bom vinho é aquele que você quiser que seja! Aliás, conta pra gente: o que te faz escolher um vinho? Pessoas que estudam e entendem mais do assunto costumam avaliar quesitos como safra, tipo de uva, harmonização com a refeição ou a ocasião e paladar. Mas, há quem aprecie bons vinhos mas não tenha esse grau de conhecimento, e se renda aos rótulos e embalagens. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância desse trabalho.

O design de embalagens para vinhos é especialmente importante quando se pensa não apenas na estética, mas na funcionalidade. A seleção cuidadosa faz toda a diferença para a experiência do cliente, sendo capaz de gerar mudanças diversas e positivas em como o vinho é consumido.

Uma das principais funções da embalagem é proteger o produto e garantir as suas características de fabricação. Por ser uma bebida mais delicada, a preocupação com a embalagem é necessária para evitar que, entre embalar e vender, o cliente compre um produto que não tenha o sabor e a qualidade desejados para consumo. Ao mesmo tempo, uma boa embalagem é capaz de agregar valor ao produto.

A comunicação visual também é importante para estabelecer uma mensagem com a base de clientes, atraindo o público desejado. Ter uma linguagem diferenciada para se destacar nas prateleiras é uma forma de chamar a atenção do cliente com facilidade, para que ele queira ler o rótulo. Por mais que um cliente não vá comprar um vinho exclusivamente pela embalagem, esse elemento é especialmente importante para gerar interesse e, eventualmente, conversão.

Listamos os atributos mais importantes das embalagens de vinho que devem ser observados pelo consumidor na hora da compra, para ajudar você a escolher a bebida perfeita para o seu momento! Afinal, Dreo é sobre isso. Confira abaixo.

Formato
O formato da embalagem é capaz de trazer toques importantes para a bebida como um todo. No caso das garrafas, opções mais tradicionais, com os modelos longos e linhas sinuosas tendem a ser os mais procurados. Isso porque o design já está consagrado, e além disso, o toque é mais refinado.

O vidro normalmente é o material mais indicado para as garrafas, porque mantém as propriedades da bebida e também oferece uma imagem consagrada a respeito do vinho. Porém, algumas marcas vendem seus vinhos em embalagens de plástico. É importante ter em mente que isso, geralmente, faz com que o vinho seja visto como uma escolha de categoria genérica.

Cor da garrafa
A incidência de luz direta no vinho, especialmente nos tintos, faz com que a bebida perca suas propriedades mais facilmente. Por isso, em geral, a escolha é uma cor mais escura para a embalagem, bloqueando a entrada de luz e garantindo que o vinho mantenha seu sabor. Ao mesmo tempo, costumamos encontrar vinhos brancos em garrafas transparentes.

Não é muito comum encontrar vinhos em garrafas coloridas, como vermelha e azul. No máximo, são utilizadas garrafas esverdeadas ou um pouco amareladas, porque a coloração do líquido é importante na avaliação da sua qualidade.

Rótulo
Ele carrega a marca do produto e chama a atenção do cliente, ao mesmo tempo em que traz as informações sobre a bebida. Um rótulo muito bonito, mas que não traga informações necessárias sobre a safra ou origem da bebida, por exemplo, não é útil. Ao mesmo tempo, um rótulo cheio de informações, mas sem elementos de atração, desperdiça uma boa chance de atrair clientes.

É importante dividir o rótulo em partes estratégicas, garantindo que na parte da frente ele seja atraente o suficiente. Já o restante deve ser bastante informativo sobre o vinho.

Vinhos da Semana

E o momento que você tanto esperava acaba de chegar. Nesta semana, os especialistas de Dreo separaram sete incríveis indicações para você! Mais que uma marca, um estabelecimento e um serviço, a Dreo nasceu do conceito de vivenciar experiências com conforto e exclusividade. Por isso, ela conta com serviço de concierge para harmonizar o rótulo perfeito com o seu perfil ou momento especial, que pode ser qualquer um. Vem ver:

Você encontra estas e outras indicações no site oficial da marca. Conheça e experimente!

* Conteúdo publicitário

Crédito Fotos: Pixabay

Fique ligado no Adnews pelo Instagram, LinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.