Reveja clássicos de Nizan Guanaes

Nizan Guanaes fez 56 anos hoje. Nascido em Salvador num 9 de maio de 1958, o baiano mais famoso da publicidade nacional é autor de grandes clássicos da propaganda brasileira.

Para celebrar seu aniversário, o Adnews All Stars relembra campanhas marcantes criadas por Nizan ou que tiveram a participação do empresário.

Confira:

Hitler

Em 1988, a W/GGK (futuramente W/Brasil, atual WMcCann) havia acabado de conquistar a conta da Folha de S. Paulo. Certo dia, o então jovem redator Nizan Guanaes entrou na criação com a ideia pronta na cabeça. Enquanto o desenho de um homem ia tomando a tela, uma voz em off diria frases como "este homem salvou seu país", "reduziu a inflação de um milhão por cento para 25% ao ano", entre outras virtudes que só terminariam quando o espectador percebesse de quem era o rosto do desenho: Adolf Hitler. A voz retornaria, em off: "É possível contar um monte de mentiras só dizendo a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação e o jornal que você recebe". A assinatura seria a cereja do bolo: "Folha de S.Paulo, o jornal que mais se compra e o que nunca se vende". No fim, o resultado é este vídeo que você vê abaixo:

Guaraná e a pipoca

Os anos 90 foram marcados pelo tetracampeonato da seleção brasileira, pela morte de Ayrton Senna, pelo impeachment de Fernando Collor, pelo plano real e por muita, muita propaganda boa. Exemplo disso é a campanha da DM9 para o Guaraná Antarctica. "Pipoca na panela começa a arrebentar", quem não se lembra dos versos do anúncio emblemático?

Além do filme "Pipoca com Guaraná", o vídeo "Pizza com Guaraná" também foi um sucesso. O insight foi de Nizan Guanaes, com produção da Film, fotografia do Michel Chevalier e direção de Flávia Moraes. A produção e desenvolvimento da trilha ficou por conta da MCR, e a música foi criada por Cesar Bruneti.

Tomou?

Colocar campanhas na boca do povo foi uma das grandes marcas das campanhas de Nizan. O vídeo "Mamíferos", da DM9 para a Parmalat, ficou na história como um dos filmes mais clássicos da publicidade brasileira.

Criando com Serpa

Em 1993, Marcello Serpa e Nizan Guanaes trabalhavam juntos. Então diretores de criação da DM9, eles tiveram uma missão para o cliente Itaú: um comercial para promover o Itaú Seguros. O resultado é o filme abaixo, outro clássico da propaganda nacional.

Outdoor

Trabalhos menores, mas não menos criativos do baiano também merecem destaque. Que tal esse Outdoor, feito nos tempos de DM9 para a Central do Outdoor, que mostra o poder deste meio?

Redação Adnews

Deixe seu comentário: