7 razões para investir em publicidade em vídeo online

No Brasil, 58 milhões de vídeos online são assistidos mensalmente, com uma média de 5 vídeos por visita de usuário. Ao todo, são gastos 6 horas diariamente assistindo vídeo online, segundo a comScore.  Os números ilustram um consumo crescente do formato vídeo no país, que já detém a segunda posição no mundo dentre os que mais consomem conteúdos no Youtube.

Com uma audiência altamente engajada no conteúdo vídeo, surge também a oportunidade de alcançar a atenção do consumidor em vídeos online. A DynAdmic, empresa especializada em compra de mídia programática para vídeos online, listou as principais razões para investir em publicidade em vídeo online.

1. Estilo de vida digital

Os smartphones e tablets tem tomado o lugar de dispositivos de principal acesso à internet. O número de usuários que acessam conteúdos exclusivamente por dispositivos móveis continua crescendo, segundo a comScore, chegando a 39 milhões em 2015. Vivemos numa época caracterizada pelo consumo nas multitelas, que valoriza mais o conteúdo em detrimento do dispositivo onde está sendo acessada a informação, sendo que quase 50% da população já acessa conteúdo vídeo por meio do desktop e de dispositivos móveis, simultaneamente.

2. Gostamos de vídeos

O vídeo online já é parte de nossas vidas, 80% dos internautas preferem ver vídeos a ler conteúdos em textos. No Brasil, 86% dos dos usuários de internet assistem conteúdo em vídeo, sendo que 36% veem pelo menos uma vez ao dia, de acordo com a comScore. Os conteúdos mais acessados são focados em entretenimento, multimídia, mídias sociais, portais e músicas.

3. Mensagens mais efetivas

Ao assistir um vídeo, há uma melhora de 74% na compreensão da mensagem. Além disso, 70% do conteúdo lido e escutado é recordado, de acordo com dados do Infopresse. Os formatos audiovisuais captam melhor a atenção dos espectadores e requerem menos esforço do que o texto.

"Uma imagem vale mais que mil palavras, enquanto um minuto de vídeo equivale a 1.8 milhões de palavras?" - Forrester Research.

4. Vídeo online gera confiança

"58% dos consumidores acreditam que as empresas que utilizam uma estratégia de vídeo são mais confiáveis (Infopresse)", avalia Lara Krumholz, gerente-geral da DynAdmic na América Latina.

Um estudo divulgado recentemente pela Animoto, serviço de criação de vídeos na nuvem, relatou que 71% das pessoas afirmam que assistir um vídeo produzido por uma marca deixa uma impressão muito positiva sobre a empresa. Além disso, melhora os índices de reputação da marca, gerando uma confiança maior dos usuários para adquirir algum serviço ou produto.

5. Resultados melhores e visualizações completas

Uma campanha de vídeo online é mais eficaz que uma estratégia de publicidade na televisão, em termos de dados. Ao adotar uma estratégia de vídeo online, os anunciantes podem alcançar um resultado real de sua taxa de viewability e obter muito mais informação sobre sua campanha e audiência, em comparação com os dados disponíveis para campanhas de televisão.

Além disso, a estratégia de vídeo digital permite obter um engajamento maior dos usuários com a marca, por exemplo, ao oferecer a possibilidade de clicar no vídeo para compartilhar ou acessar conteúdos em outros canais ou redes sociais. O mercado publicitário tem evoluído também na adoção de estudos para campanhas online, como o OCR da Nielsen e VCE da comScore, para oferecer aos anunciantes mais informações sobre o alcance das campanhas online e mostrar a importância de destinar verbas maiores para a publicidade digital.

6. Posibilidades de engajamento maiores

Existem muitas formas dos internautas interagirem com um anúncio online, devido à possibilidade de compartilhá-lo nas diferentes redes sociais. Existem também novas tecnologias que permitem ainda incluir botões de redirecionamento para as redes sociais, seja paradirecionar o usuário para a página da marca nas redes sociais, ou complementar a estratégia com conteúdo complementar à campanha. Com o Social Engage da DynAdmic, as marcas podem complementar suas estratégias em campanhas de vídeo online.

7. Mais acessível (sim, inclusive para as PMEs**)

O custo de divulgação de anúncio em vídeos online tem se tornado acessível até mesmo para as pequenas e médias empresas, que já podem optar pela estratégia, utilizando, inclusive, ferramentas de hipersegmentação e com a possibilidade de engajar o consumidor em tempo real. Os riscos de investimento sem obter resultados são reduzidos e a possibilidade de usar plataformas programáticas permite direcionar investimentos bem específicos para um público-alvo bem segmentado.

Artigo da DynAdmic, plataforma de mídia programática e vídeo online

Deixe seu comentário: