8 motivos decisivos pelos quais você deve investir em Marketing Digital

 

A forma de fazer negócios e a comunicação entre as pessoas sofreram um salto quântico nos últimos anos. Tanto pessoas quanto empresas têm migrado cada vez mais para o mundo online. Por isso, investir em marketing digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade.

Com a grande mudança nos hábitos de consumo das pessoas das várias camadas da sociedade e com a democratização da tecnologia, empresas que não investirem nesse novo meio dificilmente conseguirão manter-se no mercado.

Sua empresa é daquelas que ainda está resistindo em investir em marketing digital? Pois neste artigo daremos 8 bons motivos para que você descubra que ele é o melhor caminho para esse longo e vasto labirinto chamado internet.

Pronto para a jornada? Então continue com a gente e descubra quais são os principais motivos pelos quais você deve investir em marketing digital.

1. Garante sua presença online

Atualmente, é praticamente impossível pensar em um mundo sem tecnologia, sem internet, sem as famosas redes sociais ou mesmo sem o nosso maior meio de comunicação: o e-mail.

Praticamente tudo o que queremos saber, basta irmos ao Google e pesquisarmos. Foi-se o tempo em que, para fazer uma pesquisa escolar, precisávamos ir a uma biblioteca pública ou consultar a Enciclopédia Barsa. Jornal então… poucas pessoas têm paciência de ler aqueles anúncios minúsculos.

Um fato curioso, mas que pode exemplificar bem o assunto deste nosso tópico, é o de uma situação até meio cômica, porém verdadeira: uma mãe tentando convencer a filha a fazer o dever de casa sem usar a internet utiliza o argumento de que em sua época não havia computadores para isso, ao passo em que a criança vira para a mãe e pergunta como as pessoas faziam então para entrar na internet.

Ou seja, a nova geração não consegue abstrair um mundo sem tecnologia. Portanto, esse é o ambiente ideal para sua empresa manter-se visível e conseguir aumentar suas vendas, alcançando um público excepcionalmente maior do que qualquer outro meio de comunicação.

Então onde você acha que seu negócio deve estar? Em um anúncio de jornal ou no mundo online? A resposta deve estar na ponta da língua, não é mesmo?

2. Faz com que a relação entre custo e benefício seja bem maior

Investir em marketing digital é bem mais barato do que os métodos tradicionais de marketing. Além do mais, o retorno obtido em campanhas estrategicamente bem elaboradas, utilizando-se das várias ferramentas digitais, é muito maior.

Uma forma de marketing bastante utilizada hoje no ambiente online é o chamado inbound marketing, que se baseia principalmente em ganhar o interesse das pessoas sem ser invasivo. E esse tipo de marketing chega a ser infinitamente mais barato do que o marketing tradicional, que pede recursos financeiros bem maiores.

3. Torna possível mensurar e controlar suas ações de marketing

O marketing digital possui várias ferramentas que possibilitam que você mantenha controle total sobre suas campanhas a qualquer momento que desejar. Essas ferramentas podem ser utilizadas para fornecer certos dados, como quantidade de pessoas que visualizaram seu site, idade, perfil social, área geográfica etc.

Outra vantagem é relativa às métricas utilizadas, que fornecem todos os números necessários para que você avalie se o retorno com as estratégias de marketing estão trazendo a recompensa financeira desejada para seu negócio. Caso fique demonstrado que as metas e objetivos não estão sendo alcançados, você terá como modificá-los rapidamente, sem maiores prejuízos.

4. Ajuda a atrair mais clientes em potencial

O marketing digital é o caminho mais curto para obter mais leads e adquirir maior interatividade com aqueles clientes que realmente possuem potencial de compra. Isso acontece porque esse tipo de marketing torna a sua empresa disponível 24 horas para o cliente, além de possibilitar a construção de um relacionamento mais próximo, o que ajudará a impulsionar as vendas e transformar esse cliente em um divulgador de sua marca no mercado.

5. Assegura credibilidade no mercado

O que você faria se alguém perguntasse qual é o site de sua empresa e você não tivesse um? Você com certeza ficaria desconcertado, não é mesmo? Uma empresa que não possui um site é como uma pessoa sem identidade. E o marketing digital serve para isso: para que as pessoas passem a enxergar sua empresa e a confiar nela., pois elas terão sempre um canal de comunicação mais viável para entrar em contato quando precisarem. Isso se chama credibilidade!

6. Fica à frente dos concorrentes

Investir em marketing digital, com estratégias de alto nível, pode te colocar anos-luz à frente da concorrência no mercado em que atua. É a melhor forma de alcançar seu público. E mesmo que seus concorrentes também estejam no mercado online, tudo bem: a internet é um ambiente democrático, mas nela só vencem os melhores! E com certeza, com um marketing estratégico, você quer entrar nessa batalha para vencer, não é mesmo? Então saia na frente!

7. Ajuda no direcionamento de suas ações

Você poderá guiar suas ações de marketing com mais segurança, pois já terá em mãos todas as informações necessárias para chegar até o seu público-alvo.

O marketing digital permite que suas ações sigam um roteiro pré-programado. Assim, não será necessário gastar todo o seu orçamento em uma única ação. Você poderá planejar onde e como gastar seu dinheiro e verificar se o retorno está sendo satisfatório. Caso contrário, poderá redirecionar suas ações utilizando outras estratégias e outros métodos, de acordo com as análises que forem sendo feitas do decorrer das campanhas.

8. Auxilia sua empresa nas estratégias de SEO

A chave para manter seu site nas primeiras páginas dos principais motores de busca são as estratégias de SEO. E as empresas de marketing digital investem pesado para manterem seus clientes nos primeiros lugares.

O SEO define sua presença no ambiente online. Assim, quando o usuário pesquisar sobre o serviço que você oferece, você estará lá. Por isso, investir em marketing digital é tão importante, pois ele ajuda o cliente a te encontrar e mostra a ele que você tem a solução para o problema dele.

Artigo de Diego Carmona, empresário e especialista em marketing digital

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