5 dicas para marketing digital na Copa do Mundo de 2014

<p>
	Cinco dicas para utilizar o marketing digital a seu favor na copa</p>

Estamos no ano da #CopadoMundo e ninguém quer ficar alheio ao maior evento esportivo do ano. Na área de entretenimento a maior preocupação é que o turista encontre os estabelecimentos que procura, como hotéis, restaurantes, lojas, shoppings e pontos turísticos, nas diversas regiões espalhadas pelo Brasil. O País receberá aproximadamente 600 mil estrangeiros, pessoas do mundo todo e de lugares onde a tecnologia já faz parte do dia a dia de cada um. Muitos estão culturalmente bem familiarizados com tablets e smartphones em suas rotinas pessoais e certamente utilizarão os dispositivos móveis para encontrar os estabelecimentos que procuram.

Apesar do brasileiro ser extremamente conectado, o comércio e a indústria de entretenimento ainda estão engatinhando no que diz respeito à boa utilização de  recursos de marketing digital. Por isso, criamos algumas dicas que podem ser úteis para quem quer fazer seu gol de placa nos negócios utilizando o marketing digital.

1º Dica, use e abuse da Geolocalização:

Geolocalização nada mais é do que o bom e velho trabalho de encontrar um consumidor pelo bairro ou região geográfica em que ele está localizado.

Atualmente as ferramentas de marketing digital permitem o uso preciso deste recurso. Basta que você priorize o anúncio por geolocalização também. Por isso, ao realizar suas campanhas pagas no Google, busque focar no recurso de geolocalização e anuncie pela região onde está localizada o seu empreendimento. Na prática, o turista que estiver próximo ao seu estabelecimento vai saber que você, e logo, seu endereço existem. Isso é um fundamental para restaurantes, shopping centers e comércio em geral. Além disso, cadastrar seu estabelecimento na rede social Foursquare pode ser uma boa ideia para divulgação espontânea, visto que muitos turistas estão acostumados a utilizar a rede para fazer o check-in e receber promoções.

2º Dica, utilize tecnologia responsiva:

Bom, o público habituado ao uso de celular e tablet - que representa uma boa parcela dos turistas que chegarão ao país - buscará por informações nestes dispositivos. Se o seu site não for responsivo, ele não irá funcionar adequadamente nestes aparelhos. A tecnologia responsiva permite que o conteúdo e layout do site se adapte em diversas resoluções de tela, seja de um celular, tablet, notebook ou desktops.

3º Dica, anuncie nas mídias sociais:

As mídias sociais são hoje um tipo de veículo para anúncio dos mais interessantes, pois o público fica longas horas conectado pelo celular e o custo é bem inferior a um anúncio tradicional. Além disso, há uma grande vantagem nestes casos, pois é possível segmentar sua campanha de acordo com o perfil e interesse do seu target. E o melhor, você pode produzir seu anúncio em outro idioma também, o que se torna fundamental para o momento da #CopadoMundo.

4º Dica, instale aplicativos de tradução no seu site;

É crucial ter um site que possa ser lido em outros idiomas para se destacar em relação à concorrência. Existem diversos sistemas “widgets” pagos e gratuitos que realizam a tradução automática.

Mesmo sabendo que a tradução não ficará perfeita e caso você não tenha condições de investir em uma empresa ou profissional que possa realizar este trabalho, este recurso pode ajudá-lo a se destacar no mercado.

Os principais  widgets que existem são: Google Language Tools, Yahoo! Babel Fish, SWeTE, Applied Language, Ultima Website translator,SDL FreeTranslation.com, WorldLingo, GoogleToolbar, IcanLocalize (Pago), ArtstScope (Pago).

5º Dica, use e abuse do selfie.

O brasileiro é conhecido mundialmente pela sua hospitalidade calorosa, lembre-se de que muitos turistas irão gostar de fazer parte dela.

Sugestão: Convide o turista que se tornou seu cliente a registrar o momento em que ele está no seu estabelecimento e compartilhe nas mídias sociais. Ele vai fazer o marketing ‘boca a boca’ com as fotos e depoimentos. Se possível, colete os depoimentos interessantes e publique em seu Facebook. Lembre-se de que no mundo digital, os registros ficarão lá mesmo depois que a Copa passar. Integre físico com online, esse é um dos segredos de suas ações de Marketing.

E, enfatizando novamente, aperfeiçoe a exposição da sua marca no mobile. Afinal, os dispositivos móveis serão o melhor amigo do turista durante a passagem da #CopadoMundo.

Por Caio Soldi - especialista em #marketingdigital e CEO da CVS, agência digital com foco em planejamento, e associada à Associação Paulista das Agências Digitais (APADi).

 

Deixe seu comentário: