Dia dos Pais também é momento para campanhas de nicho e com influenciadores

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Assim que as férias de julho se encerram, as lojas e shoppings brasileiros se preparam para o movimento do Dia dos Pais. Entre homenagens e promoções, marcas que estão de olho nas mídias sociais podem aproveitar essa data emotiva para fugir do lugar comum e trabalhar com campanhas mais voltadas a nichos específicos.

Analisando os emojis mais usados ao mencionar o dia dos pais nas redes sociais, a Kantar TNS descobriu que o símbolo de coração partido foi o 4º mais utilizado nas redes no mês que antecede a comemoração. Isso porque para muita gente a data traz lembranças pesarosas, de perder o pai ou avô, ou a lamentarem o fato de não poderem estar perto de seus pais nessa data especial do ano.

Nesse sentido, quem se posicionou de forma bastante inteligente foi a Shell. Ainda que a marca não ofereça nenhum produto ou serviço relacionado à data, uma de suas ações digitais parabenizava os caminhoneiros, personagens frequentes nos seus estabelecimentos e que geralmente passam boa parte do ano - e talvez até o próprio Dia dos Pais - longe dos seus filhos.

“Baseados em dados de Social Media, conseguimos detectar um nicho de comunicação no dia dos pais onde poucas marcas estão presentes. A Shell saí na frente por identificar o nicho e ser ousada em sua comunicação”, comenta Murilo Doro, analista da Kantar TNS. “Estar antenado no que o consumidor está dizendo nas redes sociais pode fazer a marca identificar oportunidades e sair na frente em sua comunicação. A Shell é um exemplo de uma marca que conseguiu gerar valor agregado para um público que não é foco das comunicações de dia dos pais”, complementa ele.

Influenciadores têm grande alcance

Outra forma de apostar em nichos é incluir uma estratégia com influenciadores nas campanhas das marcas. Analisando as top 10 postagens no mês anterior ao dia dos pais, 20% vinham de páginas e perfis de influenciadores e micro veículos, que dividem o ranking com marcas importantes como Coca-Cola, Natura e O Boticário. Se considerarmos as top 20 postagens, essa margem fica ainda maior: 35% dos posts de maior alcance são produzidos por influenciadores.

Promoção, kits e perfumes ainda são carro-chefe

Além das oportunidades de nicho com sentimentos específicos e uso de influenciadores, as marcas sempre podem apostar na tradicional promoção. A palavra é de longe a mais citada nas redes sociais quando o assunto é dia dos pais, e a sua frequência aumenta drasticamente assim que se inicia o mês de agosto, como mostra o gráfico abaixo:

Artigos mais tradicionais para presentear os pais, como kits, moda masculina, perfume e presentes com tom mais simbólicos, como acessórios de churrasco, canecas e cervejas, também são bastante mencionados por quem comenta o tema nas redes sociais.

Isabelle Rio Lopes é head of client management do Kantar TNS

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