Investir em mídias digitais ou tradicionais?

<p>
	&quot;A defini&ccedil;&atilde;o e estudo do seu p&uacute;blico-alvo s&atilde;o important&iacute;ssimos(...)&quot; (Foto:Divulga&ccedil

Um cenário muito comum: sua empresa está indo relativamente bem, o lucro está aí e agora você tem uma grana guardada pronta para ser investida para expandir os seus negócios. Você precisa atrair mais público e se pergunta na hora de pensar em publicidade e propaganda: vou investir em quais mídias?

A resposta para essa complexa pergunta é, na verdade, muito simples: qual mídia é melhor absorvida pelo seu público-alvo?

A definição e estudo do seu público-alvo são importantíssimos para ser utilizados em várias ocasiões, e, no caso das tomadas de decisões em publicidade, eles são essenciais para trazer resultados efetivos sem desperdiçar dinheiro.

Não há uma escolha padrão entre sua empresa investir em mídias digitais ou tradicionais. Talvez sua empresa se dê melhor com mídias tradicionais tendo em vista que o seu público seja pessoas com mais de 30 anos, por exemplo. Ou talvez sua empresa deve utilizar as duas!

É importante você não deixar ser levado pelo seu gosto pessoal ou por alguma ideia mirabolante que pode ser sensacional, mas que não trará nenhum resultado se tiver pouca audiência ou se tiver muita audiência sem qualificação.

Há estratégias de marketing exclusivamente para se ter audiência, ou seja, para que qualquer pessoa passa a conhecer a sua empresa. Normalmente, essas são ações de branding e que não possuem uma conversão em vendas muito grande, sendo difícil de mensurar e calcular o seu retorno de investimento (ROI).

As mídias digitais são grandes negócios, pois, normalmente, são mais baratas que as tradicionais e atingem um grande público, que poderá ser ou não segmentado e possuem dados estatísticos muito mais precisos e rápidos.

Mas fazer anúncio no Facebook só porque ele é muito barato adiantará alguma coisa se o seu cliente nem tem uma conta na rede social, ou se acessa apenas durante uma hora no final de semana? Talvez compense sua empresa distribuir panfletos durante os finais de semana em clubes, por exemplo.

Ou seja, para responder a essa pergunta facilmente, tenha em mãos quem é o seu público-alvo e as características das mídias disponíveis no mercado. Aí fica bem fácil e claro escolher qual é a melhor.

Por Marcello Ursini - Diretor da YouCreate

Deixe seu comentário: