Mensuração de resultados: por que contratar uma agência?

mensuração de dados
Sem dúvida, um dos principais benefícios de investir em marketing digital é a possibilidade de contar com uma mensuração de resultados precisa. Diferentemente do ambiente offline, as ações online podem ser monitoradas em tempo real.
Entre as vantagens de avaliar os resultados está a possibilidade de ter maior controle sobre o orçamento de marketing. Afinal, com uma boa visão sobre as táticas que precisam ser aperfeiçoadas, é possível alterá-las para maximizar o investimento em ações que oferecem maior retorno.
 
Nós sabemos que a rotina de boa parte dos empresários de pequenas e médias empresas é sempre muito atarefada, e isso inclui atribuições do setor financeiro, da área de recursos humanos e até as decisões mais estratégicas. Por essa razão, o acompanhamento dos resultados acaba ficando comprometido e, consequentemente, o negócio perde muitas oportunidades de melhorar o seu desempenho no ambiente digital e aumentar a sua lucratividade.
 
Na dúvida sobre qual é o melhor momento para terceirizar essa atividade? Veja principais motivos.
 
Otimização de tempo
Delegar a mensuração para uma agência é a melhor solução para conseguir focar na gestão do negócio. Medir a eficácia das estratégias de marketing digital requer tempo, dedicação e uma visão analítica. Contratar especialistas é uma excelente opção para otimizar os processos e concentrar esforços nas demandas mais importantes. Não basta avaliar a performance da empresa, é preciso saber identificar como os dados podem resultar em informações para auxiliar a tomada de decisões estratégicas.
 
Expertise
Uma das principais vantagens em contratar profissionais especializados é que eles já atenderam empresas dos mais variados segmentos. Dessa forma, reúnem a expertise necessária para a análise de resultados e aprimoramento de processos.
 
Além disso, dificilmente você conseguirá reunir todas as competências que um time de mensuração de uma agência possui. Tais especialistas estão focados somente nessa área e a dedicação total na atividade é indispensável para obter resultados positivos.
 
Ferramentas
Não basta ter um perfil analítico para saber analisar o desempenho das ações. É fundamental acessar as ferramentas certas, pois elas são indispensáveis. Com o apoio de uma agência especializada, o negócio terá a mensuração adequada com acesso aos recursos necessários para medir os resultados de forma eficiente. E não será preciso dedicar tempo para aprender a manusear cada ferramenta, porque os profissionais já têm ampla experiência nisso.
 
Atendimento personalizado
Como os especialistas da agência lidam com diversos segmentos, é comum se adaptarem a cada área. Assim, o negócio terá suporte personalizado de acordo com suas necessidades. Esse mergulho que os profissionais costumam dar para compreender a realidade de cada cliente faz toda a diferença, inclusive, no momento de medir os resultados. Só é possível avaliar o desempenho das ações com eficácia se o profissional entender quais são os objetivos do negócio.
 
Métodos eficientes
A ausência de um método está entre os principais causadores do fracasso de muitas empresas no momento de analisar os resultados. Criar um método para mensuração requer tempo e muitos testes. Uma agência especializada já teve a oportunidade de fazer várias experimentações. Por isso, já criaram a melhor técnica para alcançar um nível de excelência na análise dos dados e potencializar os resultados do negócio.
 
Métricas relevantes
É fato que nem tudo que pode ser medido deve ser mensurado. Sendo assim, é preciso definir as métricas mais importantes para o negócio. Com certeza, os especialistas possuem uma visão mais treinada sobre quais os melhores indicadores de resultado escolher.
 
Periodicidade
Um dos principais fatores que influenciam o alcance dos objetivos do negócio é a frequência com que os resultados são medidos. Por isso, é imprescindível criar uma periodicidade para identificar oportunidades e corrigir erros ao longo do processo. Os empresários possuem uma rotina extremamente ocupada e não têm tempo para medir os resultados regularmente. Assim, muitas empresas perdem inúmeras chances de crescer e aumentar o seu retorno sobre investimento (ROI).
 
Assertividade
Muitas empresas desperdiçam tempo e dinheiro quando decidem monitorar os resultados por conta própria. Como não existe uma fórmula para acertar no marketing digital, testar é fundamental. No entanto, como muitos empresários não sabem identificar com precisão os dados disponíveis, acabam cometendo erros e investindo em estratégias que não trazem o retorno esperado. Uma avaliação equivocada dos resultados pode provocar muitos prejuízos para o negócio.
 
Dinamismo
Os clientes exigem cada vez mais rapidez das organizações nas respostas, no lançamento de produtos e na interação de maneira geral. Terceirizar a medição dos resultados garante mais agilidade para identificar possíveis alterações na comunicação da empresa com o mercado. É preciso alterar rapidamente qualquer estratégia para se manter ágil na comunicação com o público. Isso é válido especialmente na internet, que demanda mais dinamismo e velocidade das marcas.
 
Ampla visão
É interessante contar com a parceira de especialistas para ter acesso a novos insights. Diante de profissionais altamente estratégicos, a mensuração de resultados pode apontar caminhos ainda pouco explorados. Isso pode garantir uma vantagem competitiva, pois apostar em estratégias menos populares cria diferencial.
 
É importante ressaltar que, quando o assunto é marketing digital, qualquer ação pode ser testada e modificada. Para que uma agência tenha condições de medir os resultados de qualquer ação com eficiência, é necessário ter bem claro os objetivos do negócio. Afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.
 
*Fábia Tavarnaro é formada pela Universidade de Marília, pós-graduada em marketing farmacêutico pela Faculdade Oswaldo Cruz, especialista em marketing digital pela FGV e em webanalytics e métricas digitais, pela ESPM. É diretora de vendas e pós-vendas direct sales na ReachLocal, liderando de um time de 40 consultores e especialistas em marketing digital de diferentes segmentos.

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