Canais Discovery batem recordes pelo terceiro ano consecutivo

Entre conquistas, projetos especiais e principalmente a resposta do público, a Discovery Networks Brasil tem inúmeros motivos para comemorar seus resultados de 2016. Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo bateu recordes de audiência e fez com que o seu portfólio de canais apresentasse um crescimento de 60%, superando o próprio mercado de TV por assinatura, que cresceu 39% entre 2013 e 2016, de acordo com dados do Kantar Ibope1.

Para Roberto Nascimento (Naná), vice-presidente de vendas de publicidade da empresa, a explicação está em uma feliz somatória de fatores e o cuidado com cada detalhe estratégico. “Esse recorde de audiência foi alcançado por meio de um árduo trabalho de todos os departamentos da empresa”, declara o executivo.

Abaixo alguns dos itens chave para explicar este desempenho:

O canal Discovery terminou o ano entre os 10 mais assistido da TV por assinatura entre pessoas de 25 a 54 anos no horário nobre.Um dos destaques da programação foi “Largados e Pelados”, série de maior audiência do canal, que garantiu a ele a segunda posição no ranking de pessoas da mesma faixa etária mencionada acima, além do primeiro lugar entre homens com mais de 18 anos. 3


Já o Home&Health teve o ano de maior audiência da história do canal4 e foi o “número 1” em afinidade na TV por assinatura entre mulheres com mais de quatro anos e entre 18 e 49 anos no total do dia.5


Amplamente consolidado com o público, o Discovery Kids repetiu a liderança de audiência entre o total de indivíduos com TV por assinatura pelo oitavo ano seguido.6


O Turbo, canal mais novo da Discovery Networks, com sinal exclusivo para o Brasil, já faz parte dos pacotes básicos das principais operadoras do país e está entre os TOP 5 canais com maior afinidade da TV por assinatura no grupo de homens entre 18 e 49 anos no total do dia.7

O Investigação Discovery, canal dedicado ao suspense e a investigação, provou mais uma fez sua força e poder de engajamento do gênero com o público feminino.  Não à toa, ele já é o “número 1” em afinidade de toda a TV por assinatura com mulheres entre 25 e 54 anos no horário nobre.8 É também o segundo com maior tempo de permanência entre mulheres da mesma faixa etária acima no total do dia: 59 minutos.9

Outro destaque é o TLC, que está entre os cinco canais de maior afinidade de toda TV por assinatura com mulheres entre 18 e 49 anos com Pay TV no horário nobre.10

Para finalizar, em 2016 o Animal Planet cresceu 28% no tempo de permanência e subiu nove posições no ranking do horário vespertino no grupo de pessoas entre 25 e 54 anos.11

Consolidação da área de Branded Entertainment

Para a Discovery Brasil, o ano de 2016 também representou o amadurecimento e o fortalecimento dos projetos de branded entertainment.  Mesmo com todos os obstáculos do mercado nos últimos meses, os canais da marca produziram e veicularam 36 projetos curtos e 10 longos, todos eles desenvolvidos de maneira customizada para marcas dos mais variados segmentos, totalizando mais de 20 horas de conteúdo na programação.

Dos projetos maiores, destaque para dois programas que entraram em sua segunda temporada: “Cozinhando no Supermercado” e “Com Que Receita eu Vou”. Tamanha dedicação da programadora aos projetos especiais rendeu frutos: quatro prêmios no Promax 2016, respeitado festival que reconhece ações promocionais em todo o mundo.

 

Fonte 1:  Kantar Ibope media 15 mercados & 9 mercados - 2016 vs. 2013 - Total indivíduos com Pay TV – 06h às 06h - Discovery Networks: DSC, APL, HH, TLC, ID, DK, TUR | Rat%.   

Fonte 2: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 - Pessoas 25-54 anos com Pay TV- 18h às 25h  – rat% - ranking excluindo canais infantis.

Fonte 3: Kantar IBOPE  15 mercados  - MW Brasil - Rat % - Prime Time (1900-2400) - Pessoas 25-54 anos e Homen 18+ anos com Pay TV - Week 1 2017 (26/12/16 até 01/01/2017).

Fonte 4: Kantar Ibope Media  – 2004 a 2016 – Mulheres 18-49 anos com Pay TV- 18h às 25h  – Audiência em números absolutos Rat#.

Fonte 5: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 – Mulheres 4+ anos e 18-49 anos com Pay TV- 06h às 06h  – Afinidade% ( Mulheres 4+ anos 142% - Mulheres 18-49 anos 151%).

Fonte 6: Kantar IBOPE Media -  2014 a 2016 15 mercados – 2009 a 2013 8 e 9 mercados -06h às 06h - Total Indivíduos com Pay TV (pessoas 4+ anos).

Fonte 7: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 - Homens 18-49 anos com Pay TV- 06h às 06h  – Afinidade%.

Fonte 8: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 – Mulheres  25-54 anos com Pay TV- 18h às 25h  – Afinidade% (160%).

Fonte 9: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 – Mulheres 25-54 anos com Pay TV- Total do dia 06h às 06h  – Tempo de permanência ATS (59 minutos) – Excluindo os canais infantis.

Fonte 10: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 – Mulheres  18-49 anos com Pay TV- 18h às 25h  – Afinidade% (136%).

Fonte 11: Kantar Ibope Media 15 mercados – 2016 vs. 2015 – Pessoas 25-54 anos com Pay TV- 13h às 18h  – ATS Tempo de permanência - ATS 2016  21 min.  – ATS 2015 16 min.                

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