Canal Sony e AXN viabilizam conteúdo para as marcas

Se houve uma época em que a produção de conteúdo como forma de comunicação de marca era apenas uma tendência de mercado, hoje isso já é uma realidade totalmente palpável. Trabalhar conteúdo não é mais uma opção, é sobrevivência. O tão famoso e desejado branded content – seja ele original ou uma narrativa editorial adaptada – está fazendo com que a linha entre a publicidade, conteúdo, informação e entretenimento seja cada vez mais tênue. 

O atual desafio para as marcas é fazer com que esse conteúdo seja realmente relevante e diretamente relacionado ao seu universo. O segredo é conquistar a atenção do consumidor criando identificação e desejo pelo conceito e propósito antes mesmo do produto em si. Assim, para amplificar o engajamento com o público-alvo, as verbas, previamente designadas apenas à divulgação tradicional, estão cada vez mais fragmentadas para contemplar também a produção de conteúdo próprio.

Nesse cenário, o modo contemporâneo de pensar a comunicação das empresas demanda um novo perfil de parceiro: mais criativo, preparado para entender o mercado e identificar as necessidades, e que traga soluções criativas, eficazes e possíveis de serem realizadas. É preciso buscar um parceiro que ajude a pensar além dos 15 ou 30 segundos. Tendo isso em mente, os canais da Sony Pictures Television, Canal Sony e o AXN, vêm aumentando sua atuação como um facilitador de projetos de conteúdo de marca de seus atuais ou potenciais clientes.

Os dois canais utilizaram o know-how em produção e narrativa editorial para, em parceria com algumas empresas, criarem formatos mais orgânicos e originais de publicidade e comunicação. Mais do que ser simplesmente uma mídia ou um executor, a ideia é que os canais estejam presentes em todas as fases da concepção da proposta, desde o briefing até o momento das decisões finais, atuando como um consultor e facilitador. Assim, para conseguir atender a crescente demanda e elaborar projetos criativos de acordo com as necessidades de cada cliente, os canais da SPT contam com uma equipe interna de profissionais dedicados ao atendimento, viabilização e execução de propostas diferenciadas.

Em 2015 o Canal Sony e o AXN, por exemplo, desenvolveram campanhas junto com as marcas Visit Orlando, BMW e Microsoft. Além de ser interessante para as empresas, que conseguem atuar de forma mais assertiva de acordo com suas necessidades, é de total interesse dos canais viabilizar um conteúdo relevante, personalizado e diferenciado para que ele seja percebido como valor agregado pela audiência – já que estará inserido na grade de programação dos canais. O foco é que os canais consigam atender todos os clientes, independentemente do perfil, segmento e, principalmente, porte da empresa.

"Os clientes nos procuram para, em parceria, encontrar uma solução criativa e de negócio que viabilize algumas campanhas e até lançamentos de novos produtos ou serviços. No caso da Microsoft, por exemplo, havia a necessidade de reforçar o lançamento do HALO 5, um dos games mais famosos no mundo. O objetivo da marca com essa ação era aproximar o conteúdo da linguagem dos brasileiros e despertar o interesse pelo mood do jogo. Então, foram criados dois minidocumentários de 45 segundos que fazem um paralelo entre o jogo e a vida real, que aproximam a ficção da realidade. Para isso, buscamos dois especialistas para comentar a possiblidade das situações retratadas no jogo acontecerem na vida real",  explica Mauricio Kotait, VP de AdSales dos Canal Sony e AXN no Brasil. Criados pela WMcCann, em parceria com os canais da SPT, a produção mescla conteúdo, imagens dos jogos e captação de câmera em estúdio.

No caso de BMW, a solução criativa desenvolvida pelo time de Planejamento nasceu da necessidade do cliente em comunicar o orgulho de ter escolhido o Brasil para ter a primeira fábrica do BMW Group na América do Sul. O programete de 60 segundos foi criado pelo time de Planejamento Comercial dos Canais Sony e AXN em parceria com a DPZ, que contou com o suporte de um helicóptero e um drone para captações aéreas.

Já para Visit Orlando, o projeto nasceu da necessidade do cliente, que não é brasileiro, de produzir um conteúdo que converse com a audiência do país. Mais do que isso, eles precisavam mostrar Orlando como um destino de turismo para todas as idades, que vai além dos parques e que possui centros de compra e passeios diferenciados. Com quatro programetes gravados no exterior, o material desenvolvido mescla captação e imagens do cliente.

Publieditorial

Deixe seu comentário: