O influenciador mora ao lado

Na busca por alternativas que não fiquem restritas a sua própria voz e linguagem, as marcas buscam nos influenciadores uma maneira de ampliar o alcance e potencial de suas mensagens, produtos e serviços. Mais do que isso, por meio do apoio e endosso de pessoas influentes em maior ou menor escala, as empresas conseguem abordagens e o acesso a espaços que dificilmente seriam alcançados através do investimento convencional em mídia. E é neste campo que o marketing de afiliados tem se desenvolvido nos últimos anos.

Para quem não está familiarizado com a terminologia, a ferramenta, que em inglês é conhecida como "Affiliate Marketing", é um modelo de publicidade online em que o afiliado (por meio de sites, blogs ou outros recursos) divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão, que pode ser gerada por meio de cliques ou por vendas e outras ações específicas. A estratégia ganhou peso e repercussão a partir dos Estados Unidos quando a gigante Amazon.com, uma das maiores varejistas digitais do mundo, começou a disponibilizar o serviço.    

No Brasil, o mercado ainda está em processo de desenvolvimento e busca aumentar sua participação na cultura das agências, anunciantes e de todos os outros players. Para entender qual o nível de evolução da ferramenta por aqui e as principais oportunidades e desafios para quem trabalha com influenciadores em sua estratégia, conversamos com Isabela Ventura, diretora-geral da Lomadee, umas das principais referências do segmento no país com mais de 350 mil afiliados e 100 anunciantes em sua base.

Quem pode ser afiliado? Quais são os critérios?

Toda pessoa que produz e divulga conteúdo digital – seja blog, site, perfil em redes sociais, site de cupons ou descontos, ou base de e-mail marketing – pode ser um criador de conteúdo afiliado da Lomadee.  A plataforma é muito democrática, pois não exige conhecimento técnico de marketing digital ou sobre o mercado de afiliados, já que qualquer pessoa que tenha vontade de conhecer e experimentar como funciona nosso negócio pode se cadastrar gratuitamente e, a partir desde cadastro conhecer todas as campanhas dos anunciantes e parceiros. Nossos afiliados podem definir com liberdade quais canais querem atuar e quais campanhas e anunciantes têm sinergia com seus públicos.

Quais são os principais desafios que o anunciante deve levar em conta para se trabalhar com influenciadores?

O principal desafio é definir com clareza qual o objetivo de cada campanha e buscar quais são os nomes que de fato podem contribuir na ação, de forma que a pesquisa pelo influenciador ideal para cada campanha e cliente é a chave para o sucesso da ação. Bases gigantes de seguidores não representam sucesso em todas ações patrocinadas por uma marca, ou seja, é imprescindível ter um briefing completo para buscar o melhor nome para ativá-lo, independente do número de seguidores/inscritos no perfil.

Quais são as principais oportunidades deste mercado?

Acreditamos que a medida que o varejo no e-commerce se expande, o mercado de afiliados ganha fôlego para também se expandir e ganhar novas possibilidade de negócios. Um exemplo real de como o varejo online pode ser uma importante ferramenta de trabalho é quando um lojista pequeno investe em sua loja física e em uma loja online. Quando existe a possibilidade de “lomadeezar” os produtos desta loja, cria-se um novo universo de vendas.

Acreditamos que as marcas que já ativam influenciadores estão experimentando ótimos resultados de vendas

Qual é o nível de maturidade deste mercado no Brasil?

O mercado de marketing de afiliação está mais maduro no Brasil do que há quatro anos, entretanto, temos muito espaço para crescer. Acreditamos que as marcas que já ativam influenciadores estão experimentando ótimos resultados de vendas. Este é o momento de investir neste segmento.

Se por um lado é fácil se tornar um afiliado, já que a plataforma é democrática... Por outro, como as marcas lidam com a possibilidade de um afiliado promover seus produtos de uma maneira incorreta ou inadequada?

A Lomadee conta com sistemas e mecanismos internos para monitorar a atuação dos afiliados que usam a rede. Além disso, possui um contrato de uso, assinado pelo afiliado no ato do cadastro, que contém cláusulas claras sobre práticas indevidas.

Você consegue enxergar cases interessantes na área? Pode citar algum?

Tivemos um case interessante durante a Black Friday. Um afiliado Lomadee de Belo Horizonte, Minas Gerais, teve uma iniciativa brilhante: por meio de sua conexão com uma revista local, ele criou um anúncio para a publicação com QR Codes das suas escolhas de melhores ofertas para a Black Friday. Foi a primeira vez que um afiliado conseguiu conciliar marketing on e off. Queremos estimular nossa base de afiliados a entender todo o potencial da nossa plataforma e como podem monetizar com a Lomadee.

Quais são os principais produtos, serviços e expertises da Lomadee?

Para atender da melhor forma seus influenciadores e anunciantes, a Lomadee investe em atendimento dedicado ao relacionamento direto com seus clientes, principal base para que tudo aconteça. Recentemente, a empresa anunciou entrada no mercado de infoprodutos em parceria com a Samba Tech, empresa pioneira na distribuição de vídeos online na América Latina, para seus influenciadores. Dessa maneira, os afiliados poderão monetizar também nessa nova categoria a partir da divulgação desses conteúdos em seus canais. Os cursos são os mais diversos, que vão desde adestramento de cães e gatos do Cão Cidadão (Alexandre Rossi) até storytelling. Outra novidade recente é o Lomadee Pro, que tem como objetivo aumentar o engajamento com nossos afiliados por meio de técnicas de gamification. Por meio de jogos educacionais, os afiliados podem testar seus conhecimentos sobre o funcionamento de cada etapa do processo desde a criação do link “lomadeezado” (que encaminha o consumidor ao site do anunciante) até o pós-venda. O gamification oferece ao marketing de afiliação recursos para melhorar performance, atuação e gerenciamento no empreendedorismo na internet.

Renato Rogenski

Deixe seu comentário: