A inteligência artificial nas soluções nossas de cada dia

Fala-se muito sobre as mudanças do mercado da propaganda. Não é incomum encontrar amigos que trabalham com propaganda comentando sobre como o modelo das agências vem se transformando e como isso tem impactado diretamente no faturamento. Incluímos aqui os modelos de remuneração com grandes produções e também a compra de mídia, sem falar da estrutura que tem que ser cada vez mais enxuta.

Fato é que com a tecnologia cada vez mais presente no cenário atual, algumas das “velhas” técnicas de propaganda já não funcionam mais como antes. Estive na palestra da Coca Cola e os executivos da marca fizeram uma grande crítica a segmentação demográfica simples. Afinal, hoje é possível o reconhecimento de padrões mais intrínsecos do público. As pessoas deixam os seus rastros na internet, nas redes sociais e afins e com a análise desses dados é possível entender o público com muito mais profundidade. E mais: perceber suas atitudes, interesses e opiniões. A Coca, já está usando inteligência artificial para entender quais são as maneiras usadas pelo público para escolher a sua bebida de preferência e também quais novos sabores podem ser introduzidos e em quais as localidades.

Outro fato interessante é que a Coca vem utilizando análise de dados para reduzir custos de logística.

Segundo estudos que os executivos trouxeram, por exemplo, em 50% dos chamados que a companhia recebe para consertar máquinas não há problemas mecânicos. E isso onera demais a empresa.

Estando aqui no SXSW pensava em entender como eles usam AI na comunicação, nas vendas... O que com certeza é um “problema” de comunicação, já que em nenhum momento havia me atentado que o uso de AI poderia estar mais profundo, nos bastidores dos bastidores.

 

Um dos criadores da “Prefs” de Curitiba, Marco Giovanella é o fundador da Queen Content, uma boutique de comunicação digital.

O SXSW Insights tem o apoio do Malagueta Group e do Little Brasil – Brazilian Neighborhood, projeto que constrói experiências de conhecimento, educação e imersão sobre o mercado de comunicação, levando todo o potencial criativo, inovador e empreendedor do país ao redor do mundo.

Deixe seu comentário: