O que aprendi fazendo assessoria de imprensa para 700 startups

assessoria de imprensa

Por definição, assessoria de imprensa é uma atividade imprevisível: no fim do dia, quem decide se determinado tema vai ser publicado ou não é o jornalista, uma pessoa sujeita a demandas, agenda e humor variáveis – assim como todos nós. A experiência de atender 700 clientes – startups, PMEs e franquias, entre outros – nos cinco anos de história da Press Works, no entanto, nos ensinaram a reduzir essa imprevisibilidade ao mínimo possível. Abaixo, listamos alguns pontos que aprendemos serem essenciais para o sucesso do trabalho de assessoria de imprensa.

Uma boa história

Você sabe o que é uma boa história – ou pauta, para falarmos no linguajar jornalístico? Uma boa pauta é aquela que alia novidade, informação e emoção. O quanto de cada um desses ingredientes é necessário varia conforme o tema, público-alvo, objetivo da divulgação, entre outros. O importante é que sem uma história sólida e interessante, é difícil obter resultados com assessoria de imprensa.

Saiba com quem você quer falar

A primeira pergunta a se fazer é: o release é voltado ao público B2B ou B2C? Em outras palavras, a ideia é conversar com outras empresas ou com os consumidores finais? Isso define como o material é escrito e as mídias que serão abordadas, deixando a divulgação mais certeira. Há clientes que precisam falar apenas com um desses mercados, outros, com os dois. De toda forma, essa definição precisa estar clara a cada trabalho de assessoria de imprensa.

Regularidade é uma aliada

A Press Works tem um modelo de contratação avulsa, que facilita o acesso a esse serviço para PMEs e startups. Isso não significa que o trabalho recorrente a longo prazo seja uma estratégia ineficiente. Pelo contrário, um processo contínuo de comunicação das atividades de determinado cliente ajuda a consolidar sua posição como fonte para a mídia, além de facilitar o aproveitamento de oportunidades de divulgação relacionadas à sua área de atuação. Uma ressalva: como falamos acima, é preciso ter uma boa história para cada release enviado aos jornalistas.

Assessoria não pode ser a única arma

Por mais que a mídia espontânea conquistada por meio da assessoria de imprensa seja uma ferramenta importante para o sucesso de um negócio, ela não pode ser a única arma utilizada na comunicação de uma empresa. Mesmo para PMEs e startups, que costumam trabalhar com orçamentos menores, há diversas possibilidades de estratégias de baixo custo com marketing digital que podem ser combinadas.

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