A Era de Transformers

sss

Quem poderia imaginar que aqueles bonecos da Hasbro um dia se tornariam um império também no cinema? Os robôs alienígenas fictícios de uma franquia popular da Hasbro capazes de transformar seus corpos em objetos inócuos. A franquia tornou um sucesso em todo o mundo. Então depois de quadrinhos da Marvel, vídeo games, uma série de animação que acabou gerando uma adaptação para o cinema, ela virou também uma franquia poderosa para o cinema.

Na verdade, tudo começou com “garotos” fãs das histórias de Transformers. Isso incluía o produtor Don Murphy, os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman e até o também produtor Steven Spielberg. Foi deste último a sugestão de adaptar a história partindo do princípio “um cara e seu carro”.  Foi em 2005 que Michael Bay foi convidado a dirigir o primeiro filme live action dos Transformers. Mesmo achando que era um "filme estúpido sobre brinquedos", ele desejava trabalhar com Spielberg e foi em frente.

A partir daí, foram cinco filmes: Transformers (2007), Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009), Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011) – todos com Shia LeBouf – Transformers: A Era da Extinção (2014) e Transformers: O Último Cavaleiro, que estreou nos cinemas esta semana, os dois últimos estrelados por Mark Wahlberg. Todos renderam até hoje mais de 4 .3 bilhões de dólares (sim, 4.3 bilhões!!). Isso sem contar boa parte dos resultados que ainda virão de o Último Cavaleiro.

É claro que a bilheteria nos Estados Unidos deste último desapontou, mas na verdade, desde sempre o que conta no caso de Transformers é a bilheteria internacional que importa. Para comparar, dos 4.3 bilhões somente 1.4 é dos cinemas americanos, segundo o Box Office Mojo. Além disso, a crítica sempre acaba com esses filmes. Mas como disse Michael Bay durante a coletiva de imprensa aqui no Brasil, ele pouco se importa com o que a crítica fala. E tem razão. Seus filmes tem um apelo enorme com uma grande fatia do público. E apesar de anunciar que esse será seu último filme da franquia, ela continua firme e forte. Antes mesmo de mais um capítulo da saga, já anunciado para 2019, virá um filme solo de Bumblebee, programado para estrear em junho de 2018, com Hailee Steinfield no elenco. As filmagens vão começar em 31 de julho e deverá se passar nos anos 80, antes de todos os filmes de Transformers que já vimos. Pelo jeito ainda há muito espaço para contar essas histórias...

Deixe seu comentário: