"Nada é mais poderoso do que uma grande história"

casperr

Nesta terça-feira (17), a 13ª Semana de Publicidade e Propaganda, promovida pela Cásper Líbero, recebeu André Castilho, sócio e roteirista da produtora La casa de la madre, especializada em criar e produzir histórias para marcas. Ouro, Prata e Bronze em diversas categorias no Cannes Lions, André acredita que “as histórias regem o mundo”. Em palestra descontraída, inventou uma história sobre um item que trouxe de uma viagem ao Egito e depois a desmentiu, só para provar que com uma história bem contada, as coisas ficam muito mais interessantes. 

Formado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, o roteirista deixou 10 dicas sobre storytelling aos participantes:

  1. Não seja ingênuo. Não encare a propaganda de forma utópica. Entenda seu papel no mercado.

  2. Não é só a história. É como você a conta.

  3. Aprenda com os mestres. Olhe de maneira analítica para filmes, vídeos e livros e veja como foi construída a narrativa.

  4. O olhar vale mais do que a lente. O mais importante é desenvolver seu olhar. Ter o melhor equipamento não basta.

  5. Low budget não é desculpa. Para quem tem interesse pela área, saiba que o mercado brasileiro trabalha quase sempre com baixo orçamento. Adapte-se.

  6. Não se trata de consumidores. São pessoas. Saber disso é essencial para trabalhar o lado afetivo e emotivo da história e entregar algo que seja relevante para essas pessoas.

  7. Encontre a sua verdade. Depois, encaixe-a no briefing. Sua história, suas experiências não só podem como devem ser passadas para o processo comunicativo. Dessa forma, o que você fizer será autêntico.

  8. Conheça seus personagens. Em sua narrativa, adentre o mundo deles e enxergue com seus olhos. Todo mundo se torna interessante quando nos aprofundamos em seu universo.

  9. Venda sua história... Contando histórias. Seja para vender sua proposta para o cliente ou mesmo para o público receptor, entre em suas almas por meio de histórias.

  10. Crie histórias ruins. Isso é normal. Pratique muito, aprenda com seus erros, mensure e avalie os resultados na sua audiência e não desanime. Não tenha medo de errar.

André ainda trouxe dois cases da La casa de la madre: o ‘Conhecendo Murilo’, da Huggies, e o da TAM, chamado ‘Reencontro’, em que um neto e um avô se reencontram depois de muito tempo para assistir aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.

Conhecendo Murilo - Huggies from La Casa de la Madre on Vimeo.

Por fim, Castilho ainda avisou em tom de brincadeira: “façam amizade com a galera de RP, é ela que possui relacionamentos estratégicos e ajudam a emplacar campanhas, sendo muitas vezes mais efetiva que mídia paga”.

Fonte: Redação Adnews
Fonte: Redação Adnews
SELO CRISTAL

Deixe seu comentário: