6 dicas valiosas para um webinar de sucesso 

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Fazer palestras e workshops virtuais está cada vez mais comum no Brasil, pela facilidade, agilidade e economia de tempo e dinheiro. Antes, para fazer uma palestra tradicional era necessário arcar com itens como aluguel de sala, sistema multimídia, alimentação e até estacionamento. Agora basta um palestrante, uma boa ferramenta de webinar e algumas dicas preciosas para que seu próximo evento virtual seja um sucesso. 

“Acredito na capacidade de conversão dos webinars nas mais diversas etapas da jornada de um cliente. Desde a percepção da marca, geração de leads, aquisição de clientes até a retenção e lealdade dos mesmos, os webinars oferecem uma maneira poderosa de mover as pessoas para uma ação desejada”, ressalta Gustavo Boyde, head of marketing da LogMeIn para a América Latina. 

Em uma pesquisa da LogMeIn 70% dos profissionais de marketing classificaram que os webinars são efetivos ou muito efetivos na geração de leads qualificados. Se tonando assim uma parte importante do mix de marketing. Com o uso de uma solução adequada,organizar um evento online se tornou relativamente simples. As ferramentas ajudam desde a divulgação até as campanhas de marketing posteriores ao evento.   

Gustavo Boyde dá algumas dicas em como realizar um webinar de sucesso utilizando a ferramenta. Confira:  

Desperte a curiosidade 

Um estudo concluiu que promover um webinar por mais de sete dias pode aumentar o tamanho da audiência em até 36%, o indicado seria de 4 a 6 semanas, mesmo que a maioria dos participantes se inscreva nos últimos dias. Porém, tão importante quanto divulgar com antecedência é promover o evento nas últimas horas, enviando um e-mail final como lembrete com 24 horas de antecedência se mostrou bastante efetivo. Utilize a função para o envio de e-mails automáticos em diferentes datas, desperte curiosidade e interesse nas comunicações ao invés de enviar apenas detalhes. Vale ressaltae que você deve buscar atingir o seu público em potencial pelo menos três vezes.

Facilite a inscrição 

O seu objetivo neste momento é se aproximar de uma nova audiência. Tome cuidado para não parecer intrusivo e solicitar uma quantidade grande de informações para o registro no webinar, criando assim uma barreira para os participantes. Você pode customizar o formulário de inscrição para solicitar apenas informações básicas de identificação do lead e, a partir daí, usar pesquisas e análises posteriores para capturar mais informações dos interessados. 

Abuse das interações em tempo real 

Assistir um evento ao vivo é muito mais eficaz do que ler artigos e por isso muitas pessoas adoram participar de webinar sobre seus assuntos de interesse.  Explore os recursos de levantar a mão e enquetes durante a apresentação, assim será possível fazer perguntas para o público e obter respostas em tempo real. Tal prática cria um engajamento entre participante e apresentador de forma muito mais natural. O mais interessante é que as dúvidas podem ser respondidas em tempo real, o que permite um debate interessante entre as partes. 

Mantenha a audiência engajada

Um profissional verifica o seu e-mail em média 30 vezes por hora, de acordo com uma pesquisa do StatisticBrain. Então, como manter os participantes interessados? Um dos truques é contar uma história! Experimente falar sobre um assunto pessoal, uma história de um cliente ou use um estudo de caso. Ilustre o caso com fotos, gráficos, slides e até vídeos, isso ajudará a trazer vida para seu webinar. Fique atento nas métricas de engajamento.

Disponibilize o evento off-line 

As primeiras 24 a 48 horas depois de um webinar é um momento crucial à medida que você começa a nutrir seus participantes. Maximize os seus resultados enviando um e-mail de agradecimento e disponibilize o evento off-line para todos, incluindo aqueles que se inscreveram e não puderam participar. Nem todos os inscritos participam de webinars ao vivo, na verdade, de acordo com uma pesquisa da ClickZ, apenas 16% dos entrevistados disseram que preferem assistir webinars ao vivo, com 84% optando por assisti-los em outro momento.  

 

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