9 dicas de SEO para melhorar seus vídeos no youtube

Brasil tem 2º Youtuber mais influente do mundo e mais 3 na lista dos TOP 10

O YouTube é parada obrigatória na internet para quem quer acompanhar vídeos de todos os tipos. Portanto, é impensável ignorá-lo quando falamos de publicar conteúdo audiovisual na rede.

Por outro lado, a popularidade dessa plataforma implica em maior concorrência para o seu conteúdo, o que pode ser uma desvantagem se você não souber como otimizar seus vídeos. A boa notícia é que a solução para esse problema está em um conceito já bem conhecido: o SEO.

Aplicando algumas técnicas de SEO em seus vídeos, você passa a contar com muito mais visibilidade e audiência: o seu conteúdo passa a aparecer com mais destaque entre os resultados de busca no YouTube e pode até emplacar boas posições no Google. A ideia é semelhante à do SEO para texto: você precisa conhecer bem a sua proposta e implementar as táticas que farão do seu conteúdo um conteúdo vencedor.

A seguir, separamos 9 dicas de SEO para melhorar seus vídeos no YouTube. Confira e garanta o seu destaque.

1 - Deixe o objetivo do vídeo bem claro

Objetividade é fundamental para a otimização de qualquer tipo de conteúdo, especialmente em um vídeo. Assim, certifique-se de que o título deixa bastante claro o propósito do vídeo e que o tema esteja presente tanto na descrição quanto nas tags cadastradas.

Também não faça promessas que o seu conteúdo não pode cumprir: a sua descrição e título devem ser coerentes com o que é abordado, expondo apenas o que está contido no vídeo e o que o seu público pode esperar dele.

Nada de tentar vender gato por lebre, pois isso só trará consequências negativas.

2 - Faça uma descrição rica

A descrição do vídeo pode ser bastante vantajosa para o seu conteúdo emplacar boas posições no ranking de buscas.

Nela, você deve apresentar as informações mais importantes referentes ao vídeo, utilizando de forma adequada a sua palavra-chave. Também é interessante fazer uma breve transcrição do vídeo, de forma a ajudar o algoritmo a escanear o texto.

3 -Pense bem na palavra-chave

Essa é uma das dicas de SEO mais repetidas para conteúdo em texto, e não poderia ser diferente aqui. Mas ela conta com algumas particularidades quando o assunto é vídeos no YouTube.

Isso porque a palavra-chave, no YouTube, serve para filtrar os vídeos dentro da plataforma. Porém, se a sua escolha de palavra-chave for boa o suficiente, ela pode ir além dos resultados de busca do YouTube para começar a obter bom ranking no próprio Google.

Por isso, faça experimentos e verifique quais as combinações mais assertivas!

4 - Incentive inscrições e likes

Engajamento é uma das dicas de SEO mais valiosas  para os seus vídeos ganharem destaque entre os resultados de busca. Incentive o seu público a se inscrever no seu canal usando calls to action no meio e no final do vídeo, com um link direto.

Além disso, estimule sua audiência a curtir o vídeo, pois isso torna a qualidade dele mais evidente. Todos esses fatores influenciam e muito o SEO do seu conteúdo.

5 - Utilize tags relacionadas

Além do título e da descrição, as tags escolhidas para o seu vídeo são determinantes na hora de torná-lo mais relevante em buscas. Uma das melhores dicas de SEO para YouTube consiste em pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo e utilizar várias delas como tags.

Explore diversas variações, mas tome cuidado para não prometer um conteúdo que não será servido.

6 - Nomeie o arquivo adequadamente

Você sabia que o nome original do arquivo que você envia para o YouTube também é determinante para a sua performance no ranking de buscas? Apesar de ser possível mudar o título do vídeo, o nome do arquivo permanece como um critério que pode ser otimizado para melhorar o seu SEO.

Portanto, antes de enviar seu conteúdo, nomeie o arquivo de vídeo com a sua palavra-chave. Assim você maximiza o seu potencial de sucesso ao ter todas as frentes de conteúdo trabalhando a favor da sua estratégia.

7 - Incorpore o vídeo em seu conteúdo

Além de implementar essas dicas de SEO em seu próprio vídeo, existem outras formas de garantir um bom ranking a partir da forma como você o utiliza fora do YouTube.

Uma delas é incorporá-lo em outros tipos de conteúdo, como em posts de blog ou landing pages do seu site.

A visibilidade extra que os seus vídeos vão ganhar com essa estratégia será determinante para conquistar boas posições nas buscas. Aliás, lembre-se de habilitar o código embed do seu vídeo para que outras pessoas possam incorporá-lo também.

8 - Distribua o vídeo nas redes sociais

Que tal mais meios para aumentar a visibilidade e relevância do seu vídeo e, por consequência, o ranking nas buscas? As redes sociais podem te ajudar nessa tarefa!

Considere publicar links para o seu vídeo no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e onde mais for relevante para os seus objetivos. Determinadas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, permitem o upload de vídeos pela própria plataforma, mas o ideal é usar sempre o link do seu envio no YouTube.

9 - Faça vídeos de qualidade

Pode parecer óbvio, mas é algo que precisa ser destacado: mais qualidade no seu conteúdo gera mais visualizações, que consequentemente melhoram o seu ranking.

Portanto, uma das dicas de SEO mais comuns para textos também vale para vídeos: dedique um tempo para melhorar a qualidade dele, seja com um roteiro melhor pensado ou uma duração que permita mais aprofundamento no tema.

O YouTube é o principal centro de compartilhamento de vídeos do mundo. Se o seu objetivo é utilizar esse meio para engajar o seu público, precisa trabalhar com essa plataforma. Siga as dicas destacadas acima para obter uma posição vantajosa nas buscas e, assim, atrair mais visitantes para o seu conteúdo.

E não se esqueça: mantenha-se sempre em busca de maneiras para melhorar, já que as tendências do audiovisual se transformam com velocidade!

Diego Carmona é CVO do leadlovers

 

Deixe seu comentário: