Audiência do Facebook cresce menos que interação de fãs

25 de junho de 2013 · Atualizado às 16h04
Compartilhe:

As análises do indexSocial, ferramenta que mede a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube, mostram que em maio o crescimento das interações entre fãs e marcas com presença social foi maior que o crescimento da audiência da principal rede social do país, o Facebook. No total, foram 41 milhões de interações com as marcas, o que representa 17% de crescimento em engajamento em relação ao mês anterior (abril), enquanto a audiência do Facebook cresceu apenas 6%, em análise do mesmo período.

 O crescimento menos acelerado em audiência, que soma o número de fãs, seguidores e assinantes, tem reflexo no ranking das marcas de maior destaque nesse quesito. Maio foi marcado pela estabilidade das 10 marcas de maior audiência, que se mantiveram no ranking. São elas: Guaraná Antarctica, Skol, Dafiti, Hotel Urbano, Brahma Futebol, Claro Brasil, L’Oreal, Lacta, Itaú e Cerveja Bohemia. Vale destacar o desempenho da Dafiti (calçados e moda online), que voltou ao Top 10 em abril, e manteve-se no ranking de maio com um dos maiores índices de crescimento de audiência: 9,1%. A recordista foi a Claro Brasil, com 9,7% - marca que aparece neste ranking desde outubro de 2011, mês em que o indexSocial divulgou sua primeira análise mensal. 

 O share de engajamento, índice que mede a participação das marcas no número total de interações dos consumidores, também se mostrou estável. Brahma Futebol, que reúne os perfis da marca ligados ao tema futebol, segue na liderança absoluta com 61% da participação, um crescimento de 3,5% em relação a abril. As demais posições também não sofreram alteração, sendo ocupadas por Skol, Guaraná Antarctica, Stella Artois Brasil, Arezzo, Melissa, Use Huck, Hotel Urbano, Lacta e Dafiti.

 Novidades em engajamento

 No mês de maio, o ranking das 10 marcas mais engajadoras continuou dominado por marcas de bebidas alcoólicas e moda, mas contou com a entrada de Pampers – a única de outro segmento de atuação. Lojas Renner, Johnny Walker e adoro Farm também são novidades no ranking, reiterando o destaque das marcas de bebidas e moda. Deixaram o Top 10 Stella Artois, Jack Daniels Brasil, Ramarim e ConverseDafiti.

Redação Adnews

Comentários ()


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Receba notícias no seu e-mail