Facebook muda critério de ranking de notícias da News Feed

O tão questionado formato de seleção de notícias da newsfeed do Facebook acaba de mudar.  Na sexta-feira, a empresa anunciou que passará a levar em conta o tempo gasto pelo usuário na rolagem das notícias de sua timeline.

Até então, os conteúdos disponíveis no feed são selecionados de acordo com as ações das pessoas, como likes e compartilhamentos, porém, através de pesquisas de campo, o Facebook percebeu que nem sempre um assunto relevante é compartilhado ou curtido.

"Há momentos em que, por exemplo, as pessoas querem ver informações sobre um evento atual grave, mas não necessariamente querem curtir ou comentar sobre ele. A partir dessa constatação, estamos atualizando ranking de notícias levando em consideração um novo sinal de quanto tempo você gasta vendo uma história em seu Feed de notícias", disse o engenheiro de Software da plataforma, Ansha Yu, em um post oficial.

A mudança foca na rolagem do usuário em sua timeline. Sempre que, ao rolar notícias, o usuário parar sobre uma em especifica, esta será analisada pelo Facebook de forma que ele indique outros conteúdos semelhantes.

Segundo Yu, esta forma é mais confiável do que analisar o tempo em que o usuário navegou dentro do conteúdo, isso porque outros fatores podem influenciar a contagem. "Algumas pessoas podem passar dez segundos em uma história por realmente apreciá-la, enquanto outras podem passar dez segundos em uma história por ter uma conexão de internet lenta. Nós descobrimos que, se as pessoas gastam muito mais tempo sobre uma história particular na News Feed do que a maioria das outras, este é um bom sinal de que o conteúdo é relevante para elas", escreveu.

A atualização já começou a ser implantada e continuará durante as próximas semanas.

Redação Adnews

Deixe seu comentário: