"Gente boa também mata" ganha memes na web

temer

Traçar uma linha estratégica para um trabalho integrado de comunicação é sempre complexo. Tudo pode estar completamente redondo, mas uma frase fora do lugar ou com interpretação dúbia pode colocar tudo a perder e gerar uma série de questionamentos.

A primeira discussão da propaganda brasileira em 2017 gira em torno da campanha “Gente boa também mata” criada pela nova/sb em parceria com a Secom (Secretaria de Comunicação Social) para o Ministério dos Transportes.

Uma das peças, veiculada em uma parada de ônibus, mostra uma mulher com um cachorro no colo e a seguinte e impactante frase: “Quem resgata animais na rua pode matar. Não use o celular ao volante. Gente boa também mata”. Uma outra peça exibe um médico com nariz de palhaço, seguido dos dizeres: “Quem faz a alegria das crianças também mata. Um copo de bebida pode pôr tudo a perder. Gente boa também mata. Se beber, não dirija”.    

Ontem (3) uma série de opiniões em grupos de profissionais e estudantes de comunicação, posts do público em geral e matérias na imprensa ampliaram o debate e as múltiplas interpretações da campanha, inúmeras delas em tom de crítica. O Ministério dos Transportes se defendeu em seu perfil no Facebook: “Com a iniciativa, o governo federal quer mobilizar a sociedade pela segurança no trânsito, além de prevenir e diminuir o número de acidentes no período de grande movimento nas estradas. Estamos cientes de que há interpretações negativas, e estamos em conversação para dar o melhor encaminhamento possível”.

Parte do público, entretanto, escolheu o humor ou o sarcasmo para surfar na onda da polêmica. As peças viraram meme. Confira abaixo alguns deles:

Aqui uma das peças originais:

O Deputado Federal Chico Mendes, do PCdoB, resolveu usar a campanha para mandar um recado contra Temer:

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo “subverteu” a mensagem em favor da adoção de animais:

A página Designerd resolveu levar o conceito para o mundo dos designers:

Até os fãs da série Game of Thrones entraram na onda:   

Deixe seu comentário: