Interagir com outros leitores é realidade no e-commerce da Saraiva

ecommerce saraiva

Para aprimorar, cada vez mais, a experiência dos clientes e atender ao desafio de fazer de sua loja online um espaço onde também é possível conhecer e compartilhar opiniões sobre literatura, cinema e música, a Saraiva está com novidades em suas páginas de produtos, agora é possível interagir com outros leitores, onde os usuários podem encontrar sua rede de relacionamento e outras pessoas com mesmos interesses. A companhia é a primeira no Brasil a fazer esta integração em seu site de e-commerce.

Na prática, ao entrar na página de produtos da Saraiva o usuário se depara, logo abaixo do nome e fornecedor, com um indicador do número de interações. É possível ver os compartilhamentos e comentários que aquele produto já alcançou nas redes sociais, incluindo os que foram feitos por amigos e amigos de amigos. Funcionando como um termômetro quanto à popularidade daquele item.

Os clientes poderão, ainda, encontrar seus amigos e conhecer outras pessoas que interagiram com o produto, visualizando fotos de perfil, suas preferências [interações realizadas] e em que rede social compartilharam cada item.

Além disso, uma aba no lado esquerdo da página apresenta os tradicionais ícones de compartilhamento nas redes sociais [Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter e, na versão mobile do site, WhatsApp], além de outros botões que expressam uma intenção clara em relação àquele produto, como “Quero ler!” e “Já li!”, no caso de livros. 

Análise de comportamento de consumo

Segundo a pesquisa global Total Retail 2016, realizada pela PwC, 45% dos participantes disseram que ler avaliações, comentários e feedback em redes sociais influenciam o seu comportamento de compras on-line. Quando analisado por país, observa-se que a diferença é grande. Por exemplo, na Dinamarca, apenas 22% dos participantes são influenciados pela leitura de avaliações, comentários e feedback, enquanto na Malásia chega a 69%. Já no Brasil, esse percentual é de 56%.

O cliente considera também sua própria experiência anterior [72%], assim como de família e amigos [70%], para obter mais informações antes da decisão de compra, segundo estudo do Kantar IBOPE Media. Além disso, para muitos consumidores, o prazer da compra vem da sensação de proximidade a outros compradores de perfis semelhantes. Alguns pesquisadores sugerem que os consumidores visitam lojas para procurar interações sociais [Tauber, 1971] ou mesmo sentir-se parte de um grupo de afinidade [Westbrook e Black, 1985].

Unindo todas essas informações, a Saraiva enxergou a relevância em integrar suas redes sociais com o e-commerce e assim se direciona a “criar uma experiência mais social e próxima”, assim como “aumentar a visibilidade dos produtos para os clientes”.

Para ver outros exemplos de interação, clique aqui e aqui.

Deixe seu comentário: