Microsoft lança site para denunciar discursos de ódio na internet

micro

Na crença de que a internet é “terra de ninguém”, muitas pessoas mal intencionadas aproveitam os recursos da rede para reproduzir discursos de ódio e intolerância. Uma “passeada” pela web e não será difícil se deparar com esse tipo de comportamento. Para a infelicidade desses usuários, no entanto, as gigantes da tecnologia estão cada vez mais empenhadas em combater o uso da internet para esses fins. Microsoft, Twitter e Facebook. Por exemplo, assinaram recentemente um trato da Comissão Européia para combater assédio e crimes de ódio na internet.

Como parte desse movimento, a Microsoft lança agora uma plataforma voltada exclusivamente para facilitar a denúncia desses crimes. A espécie de “linha direta” funciona em todas as plataformas da empresa, incluindo Xbox Live, Skype e o One Drive.

A nova ferramenta é semelhante àquela lançada pela companhia para denunciar terrorismo na internet, com a diferença de que é exclusivamente direcionada a receber denúncias de mensagens de ódio a gêneros, raças, etnias, orientações sexuais ou religião.

O site está habilitado para receber denúncias de todo o mundo. Após concluído o relato, a Microsoft fica responsável por checar as informações e se confirmada a existência de crime, o conteúdo em questão pode ser apagado de sua plataforma. O recurso é passível de falhas, obviamente, e para isso a Microsoft criou um mecanismo para que usuários possam recorrer caso tenham seu conteúdo apagado erroneamente.

Deixe seu comentário: