Outubro Rosa X Novembro Azul: análise de repercussão nas redes

hty

O Novembro Azul é uma campanha que tem a missão de conscientizar a população brasileira, principalmente masculina, sobre as questões relacionadas ao câncer de próstata. Esta ação aborda temas relacionados à importância do cuidado do homem com a saúde e também o preconceito que ainda é muito presente.

A Scup, por meio do Scup Social, realizou um monitoramento para acompanhar a repercussão da campanha na mídia, especificamente no Twitter.

Os dados coletados são apenas do Twitter;
As buscas principais são relacionadas à campanha Novembro Azul, como câncer de próstata, exame de toque, #novembroazul e #cancerdeprostata;
O monitoramento foi iniciado dia 27 de Outubro, com o objetivo de analisar a curva de crescimento do assunto:

66% homens e 34% mulheres falaram sobre o assunto:

Até o dia 6 de Novembro foram coletadas 14.615 tweets;

Porcentagem de termos: para organizar as menções coletadas por subtemas, foram criadas regras para identificar e categorizar o tuíte de acordo com o assunto tratado no mesmo. Segundo essa análise, as subcategorias dentro do assunto Novembro Azul são:

Prevenção: 14,46%
Câncer de próstata: 32,56%
Preconceito: 2,44%
Exame de toque: 1,27%

Ao compararmos a quantidade de menções das tags Conscientização e Preconceito, percebemos que há uma diferença mínima entre elas:

A tag Exame de Toque evidenciou posts que ainda mostram o quanto a questão é tabu:

Algumas pessoas demonstraram descontentamento com esse tipo de preconceito, e relacionaram em seu post o tópico com palavras como “preconceito” “homossexualidades” e “vergonha”:

Nuvens de palavras:

Fizemos um estudo para entender melhor o sentimento dos homens em relação à doença e criamos a tag “Sentimentos” com palavras que fossem associadas. A palavra vergonha foi a mais citada.

O contexto em que o termo aparece destaca o engajamento das pessoas em combater a vergonha sentida por parte dos homens que se recusam a procurar um médico:

Hashtags:

Outubro Rosa X Novembro Azul

No mês passado realizamos o monitoramento de Outubro Rosa e, pudemos identificar que o número de pessoas falando sobre o assunto, ações feitas por empresas e a conscientização da população brasileira é muito maior em comparação ao Novembro Azul.

Somente pelo número de tweets dos primeiros dias do mês podemos perceber a diferença:

Outubro Rosa (30/09 - 06/10): 29.289 tweets
Novembro Azul (31/10 - 06/11): 14.615 tweets

Também é possível analisar que em ambos os meses se falou mais sobre a doença do que a prevenção. No caso do Outubro Rosa, 75,5% contra 24,5%:

Outubro Rosa:

 

Novembro Azul:

Em contrapartida, o engajamento do público acerca da tag Prevenção foi mais relevante durante a campanha Novembro Azul do que na de Outubro Rosa.

Deixe seu comentário: