Pesquisa aponta avanço dos streamings piratas

pirate

Novos dados da Irdeto, empresa de segurança para plataformas digitais, indicam que o roubo de conteúdo por piratas tornou-se um negócio plenamente amadurecido e um enorme concorrente das operadoras de TV por assinatura. Segundo os dados, hoje há mais de 2,7 milhões de anúncios de dispositivos ilícitos de streaming em websites de e-commerce, inclusive a Amazon, eBay e Alibaba.

Em uma investida verdadeiramente multicanal, esses anúncios também podem ser encontrados em redes sociais, inclusive Facebook, Twitter e outras plataformas proeminentes de rede social. Os piratas estão ficando mais empreendedores e ampliando seu marketing de dispositivos ilícitos de streaming. Dados da SimilarWeb, mostram que o crescimento no tráfego global resultou em mais de 16,4 milhões de visitas mensais aos 100 principais websites de fornecedores de IPTV pirata. Os EUA e o Reino Unido são os países com maior incidência da iniciativa ilegal.

Em geral, ao selecionar um serviço, as escolhas dos consumidores resumem-se em conteúdo, valor e conveniência. Os piratas exploram essas três necessidades oferecendo serviços e dispositivos que concorrem com seus homólogos legais. Sem os custos da aquisição legal de direitos e conteúdos, os piratas conseguem apropriar-se de participações valiosas no mercado.

Segundo os dados da Irdeto, um fornecedor pirata típico oferece uma média de 174 canais, sendo que alguns oferecem mais de mil canais. O conteúdo pode ser acessado a um preço médio de assinatura de US$ 194,40 por ano, ou um custo espantosamente baixo de US$ 16,20 por mês – bem inferior ao custo médio de TV por cabo nos EUA, que é de US$ 103,10 por mês. Em alguns casos, a despeito da natureza ilegal da oferta, os baixos custos e a disponibilidade de conteúdo de qualidade convencem os consumidores a escolher um dispositivo pirata em vez de serviços legais de TV por cabo, satélite ou OTT.

“Para protegerem-se contra essas empresas piratas cada vez mais numerosas, os titulares de conteúdo e as operadoras precisam compreender os fatores que afetam a decisão do consumidor, inclusive ter uma visão completa da pirataria e das estratégias que os piratas utilizam para transformar suas atividades em empresas legítimas”, explicou Rory O’Connor, Vice-Presidente de Serviços da Irdeto.

“Os titulares de conteúdo e as operadoras precisam implementar uma estratégia abrangente de 360 graus de combate à pirataria. Essa estratégia deve incluir detecção, monitoramento, identificação de fonte/marcas d'água, coleta de informações, investigações e aplicação/execução. Com as informações certas e um parceiro de segurança de confiança, os titulares de conteúdo e as operadoras podem prevenir a pirataria e, ao mesmo tempo, melhor adaptar suas ofertas às demandas dos consumidores.”

Embora alguns consumidores saibam que estão comprando conteúdo pirateado, outros não percebem que as assinaturas que estão comprando são operações piratas. À medida que os piratas ampliam e refinam suas práticas comerciais, a Irdeto observa um aumento na quantidade de piratas com websites, tecnologias e serviços criados profissionalmente, enganosamente convencendo alguns consumidores de que estão comprando um serviço legítimo. Além disso, os 100 principais fornecedores de IPTV pirata aumentam a credibilidade de suas ofertas fornecendo dispositivos que parecem legítimos, baseados em Android, Linux, Kodi e Roku.

Dispositivo compatível

Porcentagem

Android

27%

Infomir Mag 250/254

26%

Kodi

21%

Dispositivos genéricos

19%

Roku

7%

 “Como qualquer empresa em crescimento, os piratas agora estão diversificando sua carteira, incorporando novas tecnologias e mais opções de conteúdo a suas ofertas ilegais”, disse Mark Mulready, Diretor Sênior de Ciber-Serviços e Investigações da Irdeto. “Nossos dados mostram que, dos dez principais canais oferecidos, metade são de esportes. Isso claramente indica que os piratas estão atentos aos seus clientes e atendendo à demanda com mais conteúdo de esportes ao vivo, inclusive beisebol, futebol americano/futebol, eventos esportivos mistos, tênis e automobilismo. À medida que os piratas continuam a aumentar suas ofertas, torna-se cada vez mais importante que os titulares de conteúdo e as operadoras adotem uma estratégia antipirataria de 360 graus elaborada para adaptar continuamente e crescer com a transição do mercado”.  

Cinco principais categorias de eventos esportivos ao vivo pirateados – agosto de 2016

Categoria

Porcentagem

Beisebol

25.2%

Futebol

23,4%

Eventos esportivos mistos

13%

Tênis

10,5%

Automobilismo

8.9%



 

 

 

Deixe seu comentário: