Facebook testa feed separado para marcas e outro para amigos

Facebook

Profissionais de social media com pressão alta tenham cuidado pois as próximas frases podem mexer com suas saúdes. Está em fase de testes pelo Facebook uma timeline a parte, só para  páginas e marcas e outra para aproximar amigos e familiares. Assim, o feed principal fica reservado para pessoas conhecidas e a aba “Explorar” fica o “resto”, ou seja: as páginas. A ferramenta foi liberada para usuários do Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja.

Ao site do Facebook, Adam Mosseri, Head of News Feed, reiterou que:"Nós sempre ouvimos nossa comunidade sobre maneiras de melhorar o feed de notícias. As pessoas nos dizem que querem uma maneira mais fácil de ver posts de amigos e familiares. Estamos testando um espaço dedicado para que elas conversem com seus amigos e familiares e outro espaço separado, chamado Explore, com posts de páginas”. 

Sobre o teste, Mosseri relatou que o objetivo é entender se as pessoas preferem ter lugares separados para o conteúdo pessoal e público. E então, a empresa ouvirá “o que as pessoas dizem sobre a experiência para entender se é uma idéia que vale a pena seguir”. 

A respeito da implementação de forma global, Adam revela que “não há um plano atual para levar isso além desses países de teste ou para cobrar páginas no Facebook para pagar por toda a sua distribuição no News Feed ou no Explore. Infelizmente, alguns erroneamente fizeram essa interpretação - mas essa não era nossa intenção”.

Um jornalista da Eslováquia falou sobre a queda vertiginosa do alcance da página nas regiões onde o teste foi lançado: "As páginas estão vendo quedas dramáticas no alcance orgânico - as [sessenta] maiores páginas de mídia eslovacas alcançaram 4 vezes menos interações (gostos, comentários, compartilhamentos) desde o teste. Parece que o efeito na Guatemala e no Camboja é o mesmo".

Confira os gráficos.

 

Deixe seu comentário: