Twitter lança Moments no Brasil

Um mês depois de lançar o botão Moments nos Estados Unidos, o Twitter anuncia a disponibilidade da ferramenta também para os brasileiros. A partir desta terça-feira (17), os usuários com dispositivos Android e iOS devem atualizar o app da rede social para ter acesso ao novo recurso de curadoria de conteúdo.

O Moments é representado por um ícone de raio que foi incorporado à barra de opções do aplicativo. Ao clicar no botão, o usuário é encaminhado para uma espécie de homepage com uma lista dos assuntos mais relevantes do momento. Tópicos específicos como Notícias, Entretenimento e Esportes também fazem parte da nova ferramenta, além da seção Diversão, onde é possível encontrar os principais memes que estão circulando a rede social.

Na manhã desta terça-feira (17) executivos falaram sobre a novidade na sede da companhia em São Paulo.

A curadoria do conteúdo no Moments é feita pela equipe de Jornalismo do Twitter. O time, liderado pelo diretor editorial Leonardo Stamillo, está trabalhando exclusivamente no novo recurso.

Segundo Leonardo, o principal objetivo da novidade é reunir e organizar um conteúdo que já estava na plataforma, facilitando o consumo e criando uma nova experiência para os usuários.

Estudos divulgados por Alberto Kok, diretor de pesquisas para expansão do Twitter Brasil, apontam que 80% dos usuários de internet consomem notícias todos os dias. Dentro desse público, 89% consome conteúdo nas redes sociais, o que afirma a importância do social media como ferramenta de veiculação de informação e, consequentemente, pede a existência desse tipo de projeto pra atender às necessidades de quem quer se informar nas redes.

Stamillo destacou a função do Twitter como palco de discussões logo que os fatos acontecem: "Quando alguma coisa acontece no mundo, acontece primeiro no Twitter", declarou. O diretor executivo de mídia para a America Latina, Carlos Moreira Jr, também falou sobre o poder de disseminar informações que a rede social tem: "A informação começa no Twitter e navega para qualquer plataforma".

O Moments funcionaria, então, como uma forma de peneiras essas informações que circulam o tempo todo no Twitter, organizando-as e entregando ao usuário o conteúdo com maior relevância.

Os primeiros parceiros com os quais a plataforma conta na nova empreitada também foram divulgados. São eles: Buzzfeed, EGO, Esporte Interativo, Estadão, Fantástico, G1, GloboEsporte.com, Gshow, Jornalismo da Band, Multishow, Rede Globo e Veja.

Segundo Carlos Moreira Jr, a ideia é expandir as parcerias e poder contar com o maior número possível de veículos brasileiros dentro do novo recurso. O principal objetivo, para ele, é "colocar o que há de mais relevante na frente do usuário, independente de quem faça".

Também será possível inserir um Moment em publicações fora da plataforma. Um código de embbed como o que já existe nos tweets permitirá que um veículo, por exemplo, possa incluir a curadoria em sua publicação. Confira um exemplo:

Outra novidade importante também foi divulgada durante o evento desta manhã. Guilherme Rinbenboim, VP do Twitter para a América Latina, informou que as marcas também terão espaço no Moments. O Promoted Moments funcionará como "um poderoso canvas para as marcas poderem contar suas histórias" e gerar engajamento entre os usuários.

As primeiras marcas produzirem conteúdo no novo recurso serão: Coca-Cola, Johnnie Walker, Nissan e TIM.

Os executivos afirmaram que o time de curadoria não tem uma interface com a monetização da plataforma, ou seja, os conteúdos pagos serão trabalhados separadamente da curadoria de conteúdo fornecida pela rede social.

Rinbenboim  finalizou destacando a importância da novidade para o crescimento do Twitter no Brasil. Segundo ele, surge também uma nova maneira das marcas se comunicarem com seu público, o que representa um ponto estratégico para a companhia.

Alguns usuários de Android e iOS ainda não conseguiram atualizar a versão de seus aplicativos para testar o Moments. Isso porque, segundo o Twitter, o novo recurso está sendo entregue gradativamente até atingir toda a base de usuários, o que pode acontecer até o final da tarde hoje.

Ainda não há previsão de disponibilidade da atualização para dispositivos Windows.

Já testou o Moments? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Redação Adnews

Deixe seu comentário: