17 referências nostálgicas na transmissão de Bagulhos Sinistros no SBT

stranger

Como seria a Netflix se ela fosse uma TV dos anos 80? No último dia 28 de Outubro, o mundo invertido tomou conta da televisão aberta e levou o Brasil inteiro para o ano de 1984. Para quem não acompanhou, com o objetivo de promover a segunda temporada da série “Stranger Things”, a plataforma de streaming fechou uma parceria improvável com o SBT, em ação criada pela AKQA e com apoio da VML, agência de mídia da marca.

Além de um vídeo com a participação da atriz mexicana María Antonieta de las Nieves, mais conhecida como a Chiquinha de Chaves, no papel da personagem Eleven, a campanha também veiculou na emissora de Silvio Santos um especial sobre a série chamado “Bagulhos Sinistros”. O material mostrou um falso programa jornalístico, apresentado por Marília Gabriela, e que misturava a trama da série com relatos da vida dos brasileiros.

É evidente que a ação gerou enorme buzz nas redes sociais. O detalhe mais observado pelo público, fã da série, foi a quantidade de referências nostálgicas na “transmissão estranha” do SBT. Confira algumas delas:

Abertura Netflix:

1) O Broadcast começou com uma abertura semelhante a da TVS, emissora que deu origem ao SBT: https://www.youtube.com/watch? v=7ORtI8JLivU

Comercial Netflix

2) No comercial, o computador do apresentador é o famoso Machintosh da Apple, lançado em 1984.

3) O comercial começa com a imagem de uma locadora que fazia o lugar de Netflix até há bem poucos anos.

Séries da hora

4) Esta chamada remete para as chamadas com muitas “turmas do barulho” do Sessão da Tarde.

Notícias Estranhas

5) O notícias estranhas misturou imagens de Marília Gabriela do SBT Repórter da década de 90 com imagens captadas agora.

6) Toda reportagem visa responder à pergunta: Será o Chupa-Cabra, um Demogorgon? O Chupa-Cabra é uma suposta criatura responsável por ataques sistemáticos a animais rurais em regiões da América, como Porto Rico, Flórida, Nicarágua, Chile, México e Brasil. O nome da criatura deve-se à descoberta de várias cabras mortas em Porto Rico com marcas de dentadas no pescoço e o seu sangue drenado. Uma vez que não existem registos da sua real existência, o chupa-cabra é um elemento da criptozoologia.

O primeiro ataque relatado ocorreu em março de 1995 em Porto Rico. Neste ataque, oito cabras foram encontradas mortas, cada uma com três perfurações no tórax e totalmente esvaídas de sangue[1].

7) Depois da entrada ao vivo da repórter Bárbara, Marília Gabriela fala “Um Suspense, uma noite de Suspense e parece que ninguém se vai salvar do monstro prestes a atacar”. As frases são uma referência ao refrão de Thriller de Michael Jackson lançado nesse ano: “Cause this is thriller, Thriller night. And no one's gonna save you from the beast about to strike”.

8) Em certo momento, o logo de Netflix pisca rapidamente na tela como se fosse o logo da Jequiti.

Entrevista com especialista de Varginha:

9) Quando María Gabriela entrevista um especialista de Varginha, começa com um “Uau, bonita Camisa, Fernando”, é uma referência a famosa campanha da USTop que foi lançada em 1984.

O especialista recomenda a população a tomar óleo fígado de bacalhau, aprender karaté e a buscar conhecimento.

10) Óleo de fígado de bacalhau era o pesadelo das crianças na década de 80. Quem viveu, sofreu por esse sabor dado com todo o amor de mãe.

11) Karaté Kid foi lançado em 1984, espalhando a febre por essa arte marcial.

12) “Busquem conhecimento” foi a famosa frase dirigida aos terráqueos Brasileiros pelo ET Bilu.

Comercial Walko Talko

13) A música lembra a famosa canção do filme caça-fantasmas, também lançado em 1984.

14) No final, o preço do Walkie Talkie aumenta a cada segundo numa clara referência a inflação que em 1984 foi de 220%. O preço também é apresentado na moeda daquela época: o Cruzeiro.

15) O pack-shot do Walko Talko é um hino aos tempos em que se podia tudo na comunicação com crianças (lembra dos cigarrinhos de chocolate da Pan?). Ele tem uma garrafa de Whisky e um charuto.

Stranger Bike

16) A assinatura de Stranger Bike “Não esqueça sua Stranger Bike ST.” Lembra a famosa assinatura das campanhas de Caloi: “Não esqueça a minha Caloi”.

17) O packshot da Stranger Bike é como a cena da bicicleta do ET, com a Lua ao fundo.

Deixe seu comentário: