Claudia promove debate sobre o poder da mulher na mídia

evento claudia mulheres na midia

A semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher chegou mais uma vez. Mas este ano ela veio repaginada e trazendo consigo novidades: as pautas batidas deram espaço a uma visão mais próxima e fiel das mulheres atuais. “Qual é o papel da mulher na mídia?” “Qual a sua influência na sociedade?”. Foi a partir destas perguntas simples e diretas que a Revista Claudia fomentou o evento “Mulheres na Mídia”, realizado em São Paulo.

O evento reuniu mulheres em posição de liderança de diferentes áreas do mercado (de publicidade a entretenimento, passando pelas redações e o universo digital) para falar sobre a representatividade feminina. A cerimônia foi separada em cinco painéis: "Os homens dominam o hard news e as opiniões", “Representatividade no universo digital", "O papel das mulheres no entretenimento", "A publicidade e o reforço de estereótipos" e "Para as mulheres, a aparência conta tanto quanto a competência" todos traçando paralelos com o papel da mulher como agente dessas transformações. Para assistir aos vídeos clique aqui.

Para Laura Chiavone, chief strategy officer da Tribal Worldwide NY e uma das convidadas, a maior herança, vinda de sua mãe, habita na lida e no tato com o mercado profissional tanto nas relações interpessoais quanto na produção e reforço dos estereótipos, que são a base nessa transformação em potencial social na qual estamos inseridas. Os desdobramentos acerca de quem são essas mulheres, o que querem e como são vistas/ouvidas (ou não), nutrem essa nova perspectiva, que pode ser comprovada neste compilado de peças publicitárias que fizemos sobre o tema.

Buscar suas raízes é necessário para se combater a cultura machista

Para Joanna Monteiro, chief creative officer da agência FCB Brasil, a mudança deve começar nos recursos humanos: “A cultura machista está enraizada nas agências, porque está enraizada em muitos funcionários. Por isso é preciso haver a mudança da cultura das pessoas e do filtro na hora dá seleção do staff”.

Além do evento propriamente dito, os temas abordados também darão origem a um especial, que será publicado na edição de abril da revista Claudia.

Deixe seu comentário: