Designer brasileiro cria fonte inspirada nos letterings de caminhão

mantenha a distância

Muitas vezes é possível contar a história do lugar através de suas representações artísticas e populares. A cultura pode estar em tudo, mesmo nos lugares mais inimagináveis, como nas tradicionais placas de caminhão no Brasil. Ou vai me dizer que você nunca se deparou com frases criativas e letras saltitantes aos olhos do motorista detrás de um veículo de grande porte.

Para preservar a história e as fontes utilizadas neste tipo de letreiro comum em carrocerias e lameiras de carretas no país, o professor e designer brasileiro, Rafael Hoffman, resolveu criar o projeto “Mantenha a Distância”. “O objetivo principal é usar a tipografia como forma de resgatar e documentar essa manifestação informal antes que venha a ser extinta. Assim, essa expressão da nossa memória gráfica popular e do nosso design vernacular pode ser valorizada, preservada e divulgada através da sua reutilização em novos suportes” explica Hoffman em seu site (clique aqui para ver).

No endereço do projeto na web, além de ter link para baixar as fontes,  o designer ainda explica, o processo de criação das letras, chamadas de degradês por alguns, que tem uma base quadrada ou retangular, um traço largo e pesado e cantos cortados com linhas curvas ou retas.

 

 

Deixe seu comentário: