Ministério da Saúde convida cantores para campanha contra Zika

Se a educação é um dos maiores aliados do Brasil no desafio de erradicar a Zika, a Dengue e a Chikungunya, a música pode ser um caminho para amplificar os conhecimentos básicos sobre essas doenças e sua prevenção.

Pensando nisso, a beGIANT Advertainment, em parceria com a Propeg, criou para o Ministério da Saúde o projeto "Crianças contra Zika", lançado nesta quarta-feira (30) em todo o País. O conteúdo educativo reúne sete músicos consagrados e a cineasta Baboo Matsusaki, que assina a abertura e o encerramento da animação indicada ao Oscar "O Menino e o Mundo".

Com curadoria musical de André Abujamra, a beGIANT – agência de Felipe Barahona (CEO) e Guga Lemes (CCO) – convidou Zeca Baleiro, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e Palavra Cantada para compor canções infantis que ajudem a alertar sobre a questão da Zika. As músicas ganharam videoclipes de animação, envolvendo seis técnicas diferentes: cordel, 2D, 3D, cubismo, colagem e stop motion.

Versão animada em 3D

Segundo Barahona, o enfoque no público infantil tem como objetivo formar uma nova geração mais consciente. "Como as crianças são também influenciadoras quando se trata de alertar os pais, elaborou-se uma estratégia de conteúdo para conversar com esse público", explica.

Os seis videoclipes serão lançados semanalmente pelo SBT, como parte da programação infantil do canal, por meio da plataforma SBT do Bem. Além deles, vão ser exibidos minidocumentários, nos quais os compositores explicam seu processo de criação. O conteúdo também ganhará destaque na internet, com a página "Crianças contra Zika", no Facebook.

Confira o primeiro filme:

O projeto ainda prevê o lançamento de um álbum eletrônico com as seis canções. Ele será distribuído em mais de cem serviços de streaming e lojas virtuais, como iTunes, Google Play, Spotify, Deezer e Apple Music.

Para o diretor de Marketing do Ministério da Saúde, Walter Vasconcellos, a iniciativa é fundamental como parte dos esforços de comunicação no combate à Zika. "O projeto cumpre um papel significativo, uma vez que transmite informações relevantes de forma lúdica, por meio da arte."

O "Crianças contra Zika" tem coprodução da beGIANT, da Daemon Filmes e da Santa Rita Filmes, além de direção musical da Mondo. A direção-geral das animações é de Baboo Matsusaki, e a dos minidocs, de Luciano Oreggia.

Redação Adnews

Deixe seu comentário: