Texto atribuído a France Football não é real

A capa da última edição da revista France Football  foi publicada com a capa toda negra, onde se lê “Peur sur le Mondial”, algo como “Medo do Mundial”. Evidentemente a publicação, umas das mais respeitadas do futebol mundial, faz várias críticas a Copa do Mundo que acontecerá no Brasil neste ano. A principal delas lembra que o país investiu mais de 11 bilhões de euros para construir e reformar os 12 estádios que sediarão a competição, enquanto o orçamento do governo para a educação em 2013 foi de 12,8 bilhões de euros.

A manchete em si, já é péssima para a imagem e reputação do Brasil, mas um sujeito desconhecido resolveu piorar a situação. Acontece que anda circulando pela internet um “hoax” que hiperdimensiona as críticas a estratosfera. O texto traz coisas bizarras e inverossímeis como “a FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta”, “A carga tributária do Brasil é altíssima e maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo. Mas o brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA”. Isso sem contar as incoerências relacionadas aos custos dos estádios.

O pior é que muita gente comprou a informação e a divulgou como real, ampliando assim a tal “vergonha nacional”. Alguns blogs, como esse aqui, já desmistificaram o falso artigo da revista francesa. Para ver a matéria real, na integra, evidentemente em francês, clique aqui. Quem tiver o mínimo de paciência e um dicionário ao lado, caso não saiba francês, vai matar a charada com facilidade.   

Redação Adnews
 

Deixe seu comentário: