Unilever muda de casa para se apoiar nos três pilares da empresa

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A Unilever Brasil inaugurou a sua nova sede localizada no bairro do Brooklin Paulista, Zona Sul de São Paulo. Com nove andares, distribuídos em 13 mil m², e capacidade para acomodar até 1.500 pessoas, além de atender aos três pilares que norteiam a empresa: sustentabilidade, inovação e diversidade.



Pensada para fomentar novas formas de trabalho mais colaborativas, flexíveis e ágeis, o escritório conta com espaços que se transformam. Além disso, eles também são adaptáveis a diferentes necessidades e ocasiões. Todos os espaços se destacam por trazer flexibilidade e mobilidade (conceito agile), além de permitir a integração total entre os colaboradores. O objetivo dessa dinâmica é promover a criatividade e a inovação e uma comunicação mais horizontalizada.

Um dos destaques das novas instalações, fica por conta da Garagem de Inovação, espaço projetado para acelerar a agenda de transformação e que disponibilizará tecnologias como impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros gadgets que estão à disposição dos.

“A nova sede traz um ambiente diverso, plural, desenhado para fomentar a comunicação entre equipes e áreas, com espaços abertos que estimulam a co-criação e a pluralidade. Além disso, o layout e a decoração refletem as características do Brasil.”, afirma Eduardo Campanella.



Um escritório em constante movimento: agilidade, integração, flexibilidade e criatividade

Os espaços para trabalho colaborativo podem ser estruturados de diferentes formas: ora com mesas, ora com sofás ou mesas de diversas composições. Com paredes retráteis, alguns ambientes podem ser divididos em duas salas de reunião, em uma área multiuso ou em uma única sala ampla. Esta mesma característica se estende ao mobiliário dando mais flexibilidade ao ambiente, permitindo adaptar espaços para diferentes objetivos e necessidades, além de promover a maior integração entre os times e fomentar o pensamento criativo e inovador.

Estas áreas contam com lousas brancas e telas interativas para dar mais agilidade; já para pequenas comunicações, o funcionário pode fazer uso do espaço de arquibancadas. A área de coworking tem como principal função ser um espaço de squads: desenhados para receber equipes multidisciplinares provenientes não apenas da unidade São Paulo, mas de qualquer outra região do País ou do mundo. Ao mesmo tempo, o projeto oferece salas mais reservadas, como cabines telefônicas para ligações e tarefas mais focadas, que requerem privacidade.

Os andares são divididos por segmentos de negócio (Alimentos, Cuidados Domésticos, Cuidados Pessoal e Sorvetes), porém, os funcionários podem ocupar qualquer estação de trabalho. Para viabilizar essa logística, todos os andares contam com armários para que os pertences pessoais possam ser alocados, deixando as mesas livres.



Inovação: um conceito presente em grande parte do espaço

A nova sede da Unilever também traz o conceito de inovação em boa partede sua estrutura. Isso se traduz na forma de um ambiente 100% cable free e hardwares que auxiliam na produtividade, como telas interativas, salas de reunião equipadas com sistema de vídeo conferência e plataforma de agendamento por meio de uma mini tela instalada na entrada de cada ambiente. Não há mais telefones físicos nas mesas já que toda a comunicação é feita via Skype.

“O uso de recursos tecnológicos foi crucial na nova sede ao viabilizar novas formas de trabalho, facilitar a comunicação, agilizar a organização do dia a dia, fomentar a co-criação e a criatividade e possibilitar o contato mais próximo com times de todo mundo”, finaliza Campanella, vice-presidente de marketing.

Para saber mais sobre o espaço, confira abaixo um bate-papo rápido com tido com Campanella na estreia do escritório:


Quais as ações promovidas pela Unilever na questão sustentável e como comunica para o mercado?

A Unilever comunicou para o mercado que seu diferencial é ser uma empresa que cresce, e é rentável, mas sempre melhora o planeta. Ou seja: Construir um mundo em que na mesma medida que tiramos recursos, também os devolvemos. Então, hoje, temos uma série de projetos, por exemplo: a Unilever consegue fazer a reutilização de 100% da água, temos um sistema de tratamento tão poderoso que é capaz de lavar uma máquina e depois purificá-la e devolvê-la de volta para um lago que tenham peixes.

Como a Unilever se posiciona quanto às questões sociais?

O maior fator de progresso da vida feminina, principalmente, tem a ver com auto-estima, e sabemos que dos 7 aos 13 anos é quando os jovens a constroem. Então, dentro, de Dove é trabalhado o programa pela auto-estima, e, com uma série de parceiros, foi desenvolvida uma metodologia de como podemos ajudar essas crianças a terem uma melhor auto-estima.

Fazemos isso porque é um compromisso social da Unilever e o o consumidor reconhece mais a nossa marca e compra mais a nossa marca. Isso não é mais do que a obrigação de empresas como a Unilever.

Como conciliar a Inovação e a sustentabilidade?

Todas as inovações passam por um funil que se chama “Índice de sustentabilidade”, a soma total de inovações do ano deve diminuir o impacto ambiental ou produto não é lançado.

Qual o desafio de integrar vários produtos de vários setores em uma única empresa?

É um desafio presente no DNA da companhia, ela surgiu da fusão de uma empresa de sabão com uma empresa de margarina. Talvez para outras empresas não seja assim tão fácil. Nós temos isso dividido em três categorias: Uma de alimentos e sorvetes, uma de cuidados pessoais e uma de homecare, e elas operam numa mesma estrutura de companhia e de vendas, mas cada uma estruturada em sua área.

Como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar na divulgação das campanhas da empresa?

A tecnologia foi feita para avançar, mas você deve saber como usá-la da melhor maneira possível para que sua empresa continue sempre crescendo.

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