10 campanhas sobre o racismo para o Dia da Consciência Negra

<p>
	10 campanhas sobre o racismo para o Dia da Consci&ecirc;ncia Negra (Reprodu&ccedil;&atilde;o)</p>

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira (20). A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Apesar do eventual descanso da população, é um dia para lembrar e discutir os efeitos do racismo em nossa sociedade.

Pensando nisso, o Adnews separa abaixo 10 campanhas especiais para serem compartilhadas no Dia da Consciência Negra.

Confira:

Agência: DM9Rio

Anunciante: Anistia Internacional

Campanha: Ao som de Criolo, o filme relata o dia de um jovem que percorre vários locais e estranha o fato de ver "pessoas invisíveis" realizando atividades de rotina. Estes personagens representam as pessoas que foram vítimas da violência. Por fim, o protagonista acaba se tornando uma delas. A locução explica: "30 mil jovens são vítimas de homicídios no Brasil. 77% são negros. Queremos ver os jovens vivos."

 

Agência: Fox Sports

Anunciante: Fox Sports

Campanha: Jogadores ganham cores em ação da Fox Sports contra o racismo

Campanha aconteceu durante segundo jogo entre Cruzeiro e Real Garcilaso. No primeiro confronto, Tinga sofreu ofensas racistas

 

Agência: TBWA

Anunciante: Cruz Vermelha

Campanha: O que você vê primeiro: um médico ou o fato dele ser negro? Peça desenvolvida para o Dia Antirracismo na Finlândia.

 

Agência: Marmalade Melbourne

Anunciante: ONG Beyondblue

Campanha: O objetivo é mostrar como o "racismo casual" pode afetar as pessoas e deixá-las tristes. Apesar de não relatar o preconceito contra negros, o filme retrata bem os males causados pela intolerância.

 

Agência: Master Roma Waiteman

Anunciante: Positivo Books

Campanha: Peça que promove o dicionário Aurélio, um livro que "explica o inexplicável".

 

Agência: Fuel Lisboa

Anunciante: Anistia Internacional

Campanha: Uma representação em vídeo de uma parábola que circula na internet há alguns anos. A mulher reclama do passageiro negro que está ao seu lado. O final é surpreendente.

 

Agência: Ogilvy Brasil

Anunciante: Unicef

Campanha: Peça que relata os impactos do racismo na infância e foi premiada em Cannes com o Leão de Bronze.

"O risco de Thiago ser assassinado é quase 3 vezes maior que o de outras crianças.

Só que Thiago não sabe disso.

Nem desconfia que não vai chegar aos 18 anos.

Só sabe que as pessoas olham para ele de um jeito diferente.

Ou desviam o olhar quando ele passa.

Mas por que justo o Thiago?

Por que ele não tem os mesmos direitos que as outras crianças?

A resposta é simples.

Porque ele não tem a mesma cor de pele do menino desta foto"

 

Agência: Fabrica

Anunciante: Benetton

Campanha: O fotógrafo Oliviero Toscani, responsável pela peça abaixo, desenvolveu o anúncio para a polêmica campanha United Colors da Benetton. A imagem criou controvérsia quando foi lançada e classificada como racista por alguns grupos. A questão é: a peça é racista ou promove uma reflexão sobre nossa visão distorcida de mundo?

 

Agência: FCB Lisboa

Anunciante: ONG SOS Racismo

Campanha: A discriminação racial começa na infância. É o que defende este anúncio da

 

Agência: Publicis Conseil

Anunciante: Liga Internacional contra o Racismo e o Antissemitismo

Campanha: A cor da pele não deve ditar o futuro da pessoa. É o que defende esta peça.

 

Por Leonardo Araujo

Deixe seu comentário: