6 campanhas que detonam o absurdo que é o trabalho infantil

Children

A mesma propaganda, que recorrentemente recebe questionamentos quanto ao seu suposto impacto negativo sobre o público infantil, também pode ser utilizada como uma ferramenta interessante para ajudar os menores de inúmeras maneiras, com mensagens positivas ou de alerta.

Peças e campanhas do gênero combatem um problema grave: dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que aproximadamente 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil no mundo. Números do tipo são ressaltados principalmente em datas como hoje (12), Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil.

Confira abaixo algumas ações criativas e impactantes que colocam o dedo nesta ferida global.

A marcha dos brinquedos órfãos

Suprimir o futuro de uma criança talvez seja um dos crimes mais repugnantes da humanidade. Infelizmente, milhões de pequenos indefesos "desaparecem" todos os anos vítimas de adoção ilegal, escravidão sexual, tráfico de órgãos e exploração do trabalho infantil. Para chamar a atenção para este grave problema, a agência BBDO da Guatemala organizou uma marcha para os brinquedos órfãos, com a participação de diversas famílias guatemaltecas que tiveram as suas crianças levadas.

No lugar da mochila, um saco de mandioca

A Agência Um criou para o Ministério Público do Trabalho uma exposição de objetos que refletem as realidades de choque experimentadas por pessoas que tem sua escola e sua infância negadas por causa do trabalho infantil. A mostra aconteceu em lugares públicos e evidenciaram, em forma de arte, um problema que deve ser combatido por todos.

Brincadeira ou armadilha?

Criada pela Master Comunicação para a Abrinq, a campanha "Cama de Gato" usa a brincadeira infantil com fios e elásticos para conduzir ao mote criativo "A brincadeira acaba quando o trabalho começa".

Sabor de trabalho infantil

Muita gente encara a Páscoa como um momento feliz e especial, onde é tempo principalmente de comer delícias diversas e o indefectível ovo de chocolate. O que pouca gente sabe é que em muitos lugares do mundo a produção desses itens que fazem a alegria de muitas pessoas tem por trás o absurdo crime da exploração do trabalho infantil. Pensando nisso, a instituição que combate a causa, The Canadian Fairtrade, do Canadá, criou um chocolate nada convencional. A criação é da agência canadense Rethink:

Marque o abuso em sua rota

A campanha "Children Off Street View", produzida pela JWT México para a organização Save The Children, convida os usuários a fazerem uma marcação sempre que se depararem com a imagem de uma criança trabalhando ao percorrerem as ruas do país com o aplicativo Street View. Após realizar o pin, é possível compartilhar a ação nas redes sociais e fazer uma doação para a instituição.

Children Off Street View from hoyesmuylunes on Vimeo.

Realidades paralelas

Para evidenciar a tragédia do dia a dia sofrida por diversos menores em todo o mundo, a agência kbs+ lançou alguns filmes com alto grau de impacto, que desnuda de maneira desconcertante o contraste que há entre crianças em diferentes lugares do planeta. A campanha foi criada para a Word Vision (Canadá).

 

Deixe seu comentário: