Avianca foge do lugar comum e destaca lovers em nova campanha

Avianca

Propaganda com cara de propaganda é uma boa ideia para um segmento que tem haters ao invés de lovers, como é o mercado de aviação? Uma empresa que preza pela experiência do consumidor e trabalha isso como um grande ativo não deveria expressar essa mesma preocupação em suas campanhas publicitárias, produzindo conteúdo divertido e interessante ao invés de interromper o público com comerciais convencionais? É exatamente o que fez a Avianca, em sua nova campanha apresentada hoje (18) aos jornalistas, em São Paulo, na sede da Grey Brasil, agência responsável pela criação do trabalho.

O resultado é a plataforma de comunicação “Quem voa, ama”, concebida para ressaltar os diferenciais da companhia aérea e seus features, mas com um olhar sensível para as pessoas e a experiência de voar. O ponto de partida é a criação de um clipe de 3 minutos, com uma composição inédita da Orquestra Voadora, uma big band composta por músicos cariocas que modernizaram o conceito de fanfarra no Brasil para promover a mistura de ritmos.

Bem diferente dos trabalhos de comunicação convencionais do segmento de aviação, o filme, com desdobramentos de 1 minuto e também de 30 segundos, propositadamente não tem cara de comercial, como explicou o diretor executivo de criação da Grey Brasil, Adriano Matos. “Numa época de conteúdo tão seletivo, onde as pessoas escolhem o que elas querem ver, a comunicação tem um desafio muito grande de não aborrecer o consumidor, porque ele está a um clique de pular qualquer coisa. A nossa proposta para a Avianca foi não fazer propaganda, mas sim conteúdo, entretenimento”, explica.

O briefing era desafiador, como confessou a própria gerente-geral de marketing da marca, Flávia Zülzke: homenagear clientes e colaboradores ao mesmo tempo. De acordo com Adriano Matos, entretanto, a boa percepção do público sobre a marca Avianca, baseada em diversos estudos, fez com que a equipe de criação “encontrasse” a campanha ao invés de cria-la, como ele mesmo explicou. “A Avianca tem muitos lovers em um mercado que costuma ter muitos haters. Quando temos a oportunidade de simplesmente expressar a voz das ruas, tudo fica muito mais verdadeiro”.

Resultado desta sinergia com o consumidor, a campanha que será veiculada em TV aberta e fechada, internet, cinema e mídia impressa, conta com a participação de lovers reais e marca o novo posicionamento da empresa: “Quem voa, ama”. Não à toa, o consumidor Carlos Henrique Almeida, que participou das filmagens, foi convidado para a coletiva de hoje e até ganhou um presente da Avianca; uma réplica de uma das aeronaves da companhia.  

 

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