Dia Nacional de Combate ao Fumo na publicidade

O "Malrboro Man" é uma das campanhas mais celebradas da história da publicidade. Tanto que o Ad Age elegeu a criação da Leo Burnett como a terceira melhor campanha do século XX. Demorou para que os criativos (e o mundo) percebessem os males do fumo. Um exemplo? Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro. É o mesmo número de judeus mortos na Segunda Guerra Mundial. Isso mesmo, o cigarro causa um holocausto por ano. 
 
Hoje, 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado em 1986 pelo governo. Atualmente, a publicidade trabalha contra o cigarro. O Adnews já compilou 5 anúncios ideias para largar o cigarro e também já exibiu 13 trabalhos antigos que mostravam o cigarro como algo saudável.
 
Confira abaixo novas campanhas contra o cigarro, especialmente criadas para o Dia Nacional de Combate ao Fumo:
 
Agência: Borghi/Lowe
Cliente: Ministério da Saúde

Criada pela Borghi/Lowe, uma das quatro agências que atendem o Ministério da Saúde, a peça traz informações importantes e provavelmente desconhecidas pelos usuários, como, por exemplo, que em uma hora de Narguilé são inalados o equivalente à fumaça de 100 a 200 cigarros, o uso pode causar câncer, doenças respiratórias e de boca, tuberculose e hepatites virais, além disso pode se tornar a porta de entrada para a dependência do cigarro.

 
Agência: JWT
Cliente: A.C.Camargo Cancer Center
Para deixar claro e de forma bem impactante sobre os riscos de fumar para a saúde das pessoas, uma locução traz como mensagem a eterna promessa de que “amanhã eu paro de fumar”. Ao longo da narração, a voz da locução vai se enfraquecendo até sumir. O objetivo é que dessa forma, o ouvinte perceba o quanto pode prejudicar a própria fala e a saúde de modo geral por causa do vício do fumo. 

Agência: Havas Worldwide 

Cliente: ACTBr (Aliança de Controle do Tabagismo)

Com o objetivo de chamar a atenção da população na luta contra o consumo de tabaco, principalmente entre jovens e crianças, a ACTBr (Aliança de Controle do Tabagismo) lança anúncio e ação no Facebook que mostra a estratégia da indústria do cigarro para atrair cada vez mais consumidores jovens. 

Redação Adnews

Deixe seu comentário: