Lideranças escolhem 9 cases que melhor representam a mulher de hoje

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Atualmente, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) as mulheres ganham 77% do salário que os homens recebem para executar o mesmo tipo de função. Além disso, olhando para o mercado publicitário, somente 3% das mulheres exercem a função de diretoras criativas no mundo.  

Em busca de atenuar estas disparidades, diversas iniciativas tomam forma. Uma delas é o Grupo Ellevate, um time de lideranças em diversas áreas que se reúnem para conversar sobre suas trajetórias e compartilhar experiências com outras mulheres em um esforço para diminuir a desigualdade e incentivá-las.

Ano passado, em um desses encontros na sede do Twitter em São Paulo. O evento “A Mulher na Propaganda”, que discutiu como as brasileiras têm sido retratadas em campanhas publicitárias, contou com a presença de Joanna Monteiro, chief creative officer da FCB Brasil, e Aline Santos, EVP global marketing da Unilever. A mediação ficou por conta de Maria Laura Nicotero, presidente da Momentum

No bate-papo foi abordado a atuação das mulheres como profissionais do segmento e como elas são representadas na publicidade, já que que a maioria das campanhas nacionais são criadas por homens - e para eles.

“Usar estereótipos na comunicação hoje é extremamente limitante. A maioria das marcas já percebeu isso. No entanto, em 80% dos anúncios que usam mulheres, 60% deles são estereotipados”, afirmou Aline Santos.

Mesmo diante dessa abordagem tão desatualizada não há muito espaço para esse tema ser conversado. “Sinto muita falta da gente levantar essa questão, mas sei que na minha área é extremamente difícil”, disse Joanna Monteiro.

Por isso, para pôr em foco essa questão e mostrar exemplos em que as mulheres foram bem reproduzidas e seus anseios contemplados, Joanna e Aline separaram seus cases favoritos.

Knorr - Love At The First Taste

A campanha quebra aquele velho padrão da dona de casa cozinhando para os filhos e esposo. Por que casais não podem experimentar essa atividade juntos?

Axe – Find Your Magic

A marca é famosa por mostrar homens que passam desodorante e conquistam modelos lindíssimas. Este projeto rompeu com esse briefing.

Dove – My Beauty My Say

O icônico comercial em que a Dove renova o lema “My Body My Rules” de uma ótima maneira.

Brooke Bond - 6 Pack Band

A Índia é um lugar muito machista, mas nem assim consegue estar na frente do nosso país. “O Brasil tem 38 mil estupros por ano. A Índia tem 36 mil”, afirmou Aline. Porém, lá pessoas transgênero em decorrência da religião sofrem incontáveis retaliações. Para diminuir o preconceito, essa campanha montou uma Girl Band Trans que fez até o Primeiro Ministro se mobilizar pela causa.

Libresse - Live Fearless

Anúncios de absorventes são em sua maioria feminilizados. Esse não, ele mostra mulheres sangrando em atividades duras como boxe, corrida, escalada e rugby.

Youmedia – In the kids' world women don't get hit

“Não é só sobre como as meninas vão ser criadas, mas os meninos”, comentou Joanna.

FCB Londres - This Girl Can

A ação da agência londrina procurou aumentar as taxas de exercício físico britânicas, mostrando que qualquer mulher pode se mexer.

Governo Norueguês - Dear Daddy

“Esse filme é muito próximo, por isso choca tanto”, afirmou a única CCO do Brasil.

Estadão - Songs Of Violence

Esta ação mapeou funks que incentivam a cultura do estupro e fazia com que quando o usuário o ouvisse aparecesse o áudio de uma mulher que sofreu abuso sexual.

 

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