Moradores de rua como cozinheiro, arquiteto ou executiva, já imaginou?

getty homeless

Fazer o consumidor (seja leitor, espectador ou ouvinte) se sentir como parte de uma narrativa é um dos grandes objetivo na comunicação. E a máxima é abrangente: vale para a publicidade, na comunicação interna, social media e por aí vai...Além disso, ela também vale desde antes mesmo de se falar ou considerar a representatividade de forma aberta ou como um mindset de marca.  

Quando discurso e missões da empresa se encontram e unem marcas, resulta na criação de projetos como o Repicturing Homeless, uma iniciativa da Getty Images em colaboração com a fiftyfifty, uma revista de rua vendida por moradores sem-teto em Düsseldorf, na Alemanha. A ação, produzida pela Havas, tem como objetivo mudar a percepção negativa dos moradores de rua na sociedade e conduzir uma narrativa de possibilidades. Ah, e ao mesmo tempo, ela também coleta doações. 

Membros da comunidade de moradores de Düsseldorf, todos vendedores da revista de rua, foram contratados para serem  modelos em algumas sessões de fotos para os temas mais procurados (e comprados) ​da Getty Images - como empresário, cozinheiro, lojista e viajante. As imagens estão agora disponíveis para licenciamento aqui e aqui e serão promovidas para a base de clientes da Getty Images. 100% dos royalties das imagens licencias serão revertidos para apoiar a comunidade local de desabrigados.

Paul Foster, diretor sênior de conteúdo criativo da Getty Images, disse: "Na Getty Images acreditamos no poder das imagens para estimular a mudança, mudar percepções e evocar empatia, por isso não poderíamos estar mais orgulhosos de ser parceiros do Fifty Fifty e Havas neste projeto para refazer a imagem da comunidade de moradores de rua. Imagens podem fazer e quebrar estereótipos e vemos essa parceria como uma oportunidade para desafiar as percepções ao redor e ajudar a aumentar a conscientização sobre a comunidade de moradores de rua". 

Darren Richardson, diretor criativo da Havas Düsseldorf, diretor executivo de criação da Digital Havas Europe, disse:"Em vez de mostrar imagens estereotipadas do desespero e da pobreza dos sem-teto, nossa campanha visa surpreender as pessoas e fazê-las pensar. Nossa abordagem não é deixar ninguém triste ou culpado, mas sobretudo encorajar todos nós a questionar criticamente nossos preconceitos sobre nossos companheiros seres humanos ".

Hubert Ostendorf, Fundador e CEO da fiftyfifty disse:“A atitude do público em relação aos sem-teto é marcada pela compaixão, mas muitos cidadãos percebem os sem-teto como desamparados e desesperados. Este projeto de fotografia é sobre mostrar que o que é rejeitado pela sociedade também tem valor ". 

Karl-Heinz Josef Hense, 56 anos, vem de Kaiserswerth Düsseldorf e está desabrigado há 25 anos. Ele é um dos cinquenta e cinquenta vendedores que modelaram nas imagens de estoque. "Eu me sinto como um novo homem. Foi um verdadeiro prazer para mim. Mesmo." As pretensões sao dexpandir a iniciativa ao longo do tempo para gerar mais conscientização em torno da comunidade de moradores de rua.    

 

 

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