Ministério da Saúde cria canal no WhatsApp contra as fake news

médico zap

A expansão e democratização dos meios de comunicação tornou-se um cenário propício para a disseminação das fake news. Apesar de antigas, as proporções que tomaram são assustadoras e podem causar diversos problemas em muitos âmbitos como: social, educacional e político. Ao pensar nisso, o Ministério da Saúde criou, nesta terça-feira (27) um canal no WhatsApp para apuração de matérias suspeitas a respeito de saúde.

Segundo o órgão, qualquer cidadão pode adicionar o número (61) 99289-4640 na agenda de contatos e solicitar uma revisão da notícia. O perfil do governo terá como função apurar se o conteúdo é verdadeiro ou falso. Após a checagem, uma imagem com um carimbo de verdadeiro ou falso será enviado ao usuário para que ele compartilhe a verdade.

Uma corrente recente alavancou a ideia. Nela, havia informações a respeito dos “perigos da vacinação”, em um cenário onde o país obteve o menor índice de vacinação em crianças nos últimos 16 anos. Em comunicado, o diretor de comunicação social da pasta, Ugo Braga, aponta “No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata”.

Deixe seu comentário: