Vivo, McDonald's e Ambev já ativam Copa 2018 no Twitter

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Esporte é um dos temas mais comentados no Twitter no Brasil e no mundo durante o ano todo. Cerca de 80% dos brasileiros no Twitter se interessam por esportes, segundo levantamento da plataforma. Há seis meses do evento mais esperado pelos fãs de futebol em 2018, a Copa do Mundo, as marcas começam a desenhar suas estratégias de campanha. Três delas saem na frente, pelo menos no Twitter. Vivo, McDonald's e Cervejaria Ambev estão com planejamento em campo para se posicionar nas conversas com os consumidores antes mesmo de o campeonato começar.

Para Cadu Aun, diretor comercial do Twitter no Brasil, por meio da plataforma, “as marcas participam de forma mais efetiva das conversas dos consumidores sobre a Copa do Mundo antes, durante e depois desse grande evento, que mobiliza intensamente as paixões e a atenção das pessoas", defende. Cadu completa seu raciocínio:"A plataforma permite uma conexão direta com os consumidores no momento em que eles estão buscando informações sobre um tema de interesse e, portanto, mais abertos a receber novas mensagens", acrescenta.

Em suas iniciativas para a Copa, as três marcas contarão com o apoio das áreas e estratégia de marca e pesquisa e insights do Twitter.

A Vivo (@Vivoemrede), por exemplo, continuará utilizando a plataforma para ampliar o alcance e engajamento das campanhas de produto e marca, como aconteceu no lançamento da campanha da Copa do Mundo #joguejunto no último dia 1º de dezembro. O filme foi veiculado na TV aberta e outros meios, potencializando o efeito 'second screen' que o Twitter oferece. "É nesse sentido, gerando conversas e conexões, que trabalharemos para aproveitar o potencial máximo da complementaridade dos meios durante a Copa do Mundo", explica Gustavo Croitor, responsável por mídia online, offline e planejamento estratégico.

O McDonald's (@McDonalds_BR) usará o Twitter para engajar os consumidores com as principais ações da marca relacionadas à Copa, como o Player Escort Program, uma promoção para a escolha das crianças que entrarão de mãos dadas com os jogadores nas partidas, e a divulgação dos já tradicionais sanduíches inspirados nos países competidores.

Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald's no Brasil também falou sobre o movimento: "Já somos parceiro do Twitter há anos e tivemos a oportunidade de utilizá-lo em outros grandes eventos esportivos. Como buscamos cada dia mais apresentar um conteúdo relevante ao nosso público, o Twitter é o canal ideal para ter uma interação valiosa com o consumidor ao proporcionar uma conversa praticamente em tempo real com ele".

E a Cervejaria Ambev (@BrahmaCerveja) vai utilizar a plataforma para mapear os momentos mais importantes da Copa e se conectar com os consumidores. As ações da marca no Twitter começaram no dia do sorteio que definiu os primeiros adversários do Brasil, quando o perfil @BrahmaCerveja publicou vídeos especiais sobre cada uma das seleções.

O Twitter elaborou pacotes especiais para que as marcas aproveitem o grande interesse gerado pela Copa na plataforma. As soluções oferecidas envolvem oportunidades de conteúdo (como conteúdo premium - de parceiros de mídia -, feito por criadores digitais ou já desenvolvido pela marca) e uma segmentação realizada e curada pelo Twitter que envolve perfis e palavras-chave que se aplicam às mais diversas estratégias de campanha relacionadas à Copa.

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