W3haus fala sobre a ação da Bauducco e Snickers

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Imagine o briefing: fazer um produto que é sinônimo de terceira idade ser reposicionado com poucas postagens em redes sociais e atrair milhares de jovens. Parece difícil, mas a W3haus recentemente mostrou que é possível planejar uma campanha bem-humorada e certeira ao brincar com a questão da uva-passa, assunto recorrente e que divide opiniões nas redes, ao anunciar o lançamento da Colomba Pascal de Snickers da Bauducco.

Com uma publicação que surpreendeu a web, a fanpage oficial da marca postou uma suposta propaganda para dizer que o novo sabor chegaria às gôndolas com 200% de uvas-passas. Surpresa, a internet não comemorou a novidade e a página começou a interagir de maneira bem-humorada com os seguidores (veja aqui).

Depois de muita gente se questionar sobre a ação, a empresa veio a público para explicar a questão e dizer que a sobremesa na verdade será vendida com Snickers em seu interior (veja aqui).

De maneira viral, a estratégia rendeu assunto e gerou a publicação com mais engajamento e reações da marca no Facebook. Para conversar sobre a concepção da estratégia, se a parceria firmada tem a ver com a assinatura “você não é você quando está com fome” do chocolate e se a brincadeira tem ligação com a Páscoa ser comemorada este ano em 1 de abril, trocamos ideias com Chico Baldini, sócio-fundador da W3haus.

Confira abaixo o bate-papo:

Da onde surgiu a ideia de unir uva-passa, Snickers e Páscoa?

Colomba é um produto taxado como item de consumo dos mais velhos na Páscoa. Quando surgiu a possibilidade da parceria com Snickers, entendemos que era uma ótima oportunidade de se aproximar de um público mais jovem. E fomos estudar o que esse target está consumindo e comentando na internet.

Foi através de social listening que percebemos que uva passa era assunto recorrente e disso se deu a ideia. A melhor forma de interagir com o público jovem é através da conversa. Trouxemos um assunto que povoa as redes e divide opiniões, num contexto inusitado. E estimulamos o público a participar da conversa, criando respostas com memes personalizados e bem-humorados. O resultado foi um super engajamento e as atenções voltadas para saber o que a Bauducco está aprontando.

A assinatura das campanhas de Snickers “você não é o mesmo quando tá com fome” e a Páscoa ser no dia primeiro de abril foram fatores importante na criação da ação?

Precisávamos de uma campanha que fosse original, mas que também pudesse se alimentar do mote criativo que a Snickers utiliza há algum tempo no Brasil. Mas o primeiro de abril não teve nada a ver com o processo criativo.

 A persona criada pela equipe de social media foi muito elogiada. Como foi para criar um personagem que leve engraçado, leve e não parecesse um “tiozão do churrasco”?

A personagem saiu naturalmente no processo de criação, não foi algo premeditado. O jeito de fazer piada e entrar na zoeira da Passinha começa sempre no comentário do fã, que gera oportunidades de interação que são criadas pelos times de criação e conteúdo, envolvendo memes e referências da cultura digital. 

Como tem sido a repercussão da campanha?

Excelente. O post de uva-passa foi o post com melhor repercussão na história da página de Bauducco. Desde que ele foi postado, em menos de uma semana, foram mais de 143 mil reações, mais de 50 mil comentários e quase 11 mil compartilhamentos.

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