5 cases que mostram como a realidade virtual turbina as ações da indústria automotiva

audi

A realidade virtual é um tema recorrente em 100% das listas das principais tendências para o mercado de comunicação e tecnologia. O argumento é bastante consistente: o recurso de VR permite que as marcas criem ou simulem as mais diversas experiências sensoriais e, o que é mais importante, colocando as pessoas como protagonistas ou testemunhas (ainda que virtuais) da história.

Anunciantes de todos os segmentos tem utilizado a ferramenta para potencializar suas mensagens de alguma maneira, principalmente aquelas cujos produtos e serviços têm em seu DNA a cultura da demonstração e experimentação. A indústria automotiva é um exemplo clássico. Atentas a essas novas possibilidades, muitas montadoras passaram a investir na realidade virtual como peça chave de uma campanha integrada.

Seja para entretenimento, live marketing ou filmes comerciais, o que temos visto é que cada vez mais com a tecnologia aliada a imagens, podemos conhecer aspectos de um carro que jamais conseguiríamos em um test-drive.

Confira algumas ações com essa pegada:

Audi: Enter Sandbox

A Audi está incentivando adultos a voltarem no tempo com uma caixa de areia e um novo projeto de realidade virtual para promover o seu modelo Q5. A experiência Enter Sandbox, desenvolvida pela agência Pol na Noruega e pela produtora digital MediaMonks, se baseou em uma questão: não seria legal se você pudesse dirigir um carro nas trilhas que você fez em caixas de areia quando criança? Atualmente a caixa de areia está na Audi em Oslo, Noruega, mas foi projetada para ser uma turnê mundial.

Audi: Enter Sandbox TVC from MediaMonks on Vimeo.

Quantico e Lexus: The Takedown – A 360° Experience

Durante a exibição do serial Quantico, da ABC, um banner promocional apareceu na parte inferior da tela da TV, sugerindo para os espectadores que eles acessassem www.quanticovt.com. No site, eles poderiam assumir o papel de um novo recruta em uma missão com personagens da série enquanto eles estivessem rastreando um alvo. Entretanto, todo o percurso era feito com a ajuda de um Lexus LX 570 flagship SUV.

Toyota Prius: The Impossible Quest

O projeto, desenvolvido pela Saatchi & Saatchi Los Angeles, faz com que os usuários tenham suas próprias ferramentas de pintura em VR no Prius Prime Estudio. As criações são incorporadas ao mundo em tempo real, por meio de um software desenvolvido pela MediaMonks. “The Impossible Quest", leva o usuário a um mundo futurista 4D, com um design inspirado por Syd Mead, responsável pelos efeitos em filmes como Tron" e " Blade Runner ".

Volvo: #VolvoReality Test Drive

Teste de condução de um carro através da realidade virtual faz muito sentido e foi nisso que a Volvo apostou com um aplicativo para apoiar o lançamento do SUV XC90. A experiência em questão levou as pessoas para um passeio campestre pelo país. Para conseguir realizar a ação era necessário um Google Cardboard, que qualquer um pode comprar ou montar. O projeto foi realizado pela Framestore VR Studio.

Ford: ReRendezvous: A Ford Mustang VR Experience

Ford e a GTB tomaram C'était Un Rendezvous, um dos filmes de carros mais inovadores de todos os tempos, para imaginar como o vídeo seria se fosse utilizada a tecnologia de realidade virtual. Assim, o icônico Ford Mustang, 40 anos após o lançamento do original, dá lugar a um modelo 2016 e faz um passeio eletrizante pelas ruas.

Deixe seu comentário: