Facebook anuncia uso de IA para captar memes e spams

Bento gato tocador de teclado

O Facebook anunciou uma ferramenta de inteligência artificial que promete ajudar o usuário a compreender a mensagem dos famosos "memes". O sistema, chamado de Rosetta por seus criadores, utiliza técnicas de reconhecimento de textos em imagens e ferramentas para entender a informação contida nelas. O intuito é que o sistema ajude na identificação de conteúdo abusivos.

De acordo com postagem no site TechCrunch, essa tecnologia já vasculha diversas imagens e quadros de vídeos no Facebook e Instagram. Ao encontrar uma foto com legenda, o sistema primeiro identifica as letras e agrupa as palavras em caixas. Em seguida, a empresa usa rede neural para conectar os termos e adivinhar o significado da imagem que está sendo compartilhada.

Embora o anúncio especifique a utilização para memes, a tecnologia também garante a identificação e combate de conteúdo ofensivo ou spam. Por enquanto, a empresa afirma que o principal desafio para a ferramenta é a sua utilização em múltiplas linguagens, especialmente aquelas que não utilizam o alfabeto latino.

Deixe seu comentário: