Já pensou em transformar automóveis e eletrodomésticos em PDVS?

carro

A IBM e a Visa anunciaram a primeira colaboração da indústria para levar o ponto de venda para praticamente todos os lugares. Em outras palavras, isso significa que será possível realizar experiências de pagamento em qualquer dispositivo conectado à Internet das Coisas: de relógios a anéis, passando por eletrodomésticos e até carros.

A parceria une a plataforma Watson IoT e as capacidades cognitivas da IBM aos serviços de pagamentos globais da Visa, usados por mais de três bilhões de consumidores no mundo. “A IoT está literalmente mudando tudo à nossa volta, seja por permitir que as empresas conquistem níveis inimagináveis de eficiência ou por possibilitar que uma lavadora de roupas nos ajude a nunca ficar sem detergente em casa”, diz Harriet Green, diretora geral da IBM Watson IoT.

“Além de promover um mundo mais conectado, a Internet das Coisas está mudando a forma como vivemos, compramos e pagamos ao levar dados e pontos de venda para onde quer que o consumidor esteja”, diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa.

Outro ponto interessante da parceria é a possibilidade que as empresas terão de construir experiências de comércio personalizadas e, a agir proativamente, fazendo recomendações baseadas nas necessidades específicas de cada consumidor.

Com o ecossistema do carro conectado à plataforma Watson IoT, por exemplo, o motorista pode ser alertado quando a garantia ou licenciamento do carro estivesse quase vencendo ou quando a data de substituição de uma peça estivesse próxima. Com essa informação, o motorista poderia comprar as peças tocando em um botão, ou programar uma revisão na oficina de sua preferência. Ele poderia até pagar o combustível por meio de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina.

Da mesma forma, uma corredora que usasse um dispositivo de fitness e um chip wireless de corrida, poderia receber um alerta digital quando seu tênis precisasse de substituição, além de uma recomendação do melhor modelo e onde encontrá-lo pelo melhor preço, em um varejista de sua preferência. Ela poderia receber ainda várias outras recomendações relevantes e personalizadas, como dicas de nutrição e equipamentos, baseadas em sua performance, no clima local e em suas preferências de compra. 

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