Assistente pessoal do Facebook chega ao Brasil

assistente messenger

O Facebook lançou no Brasil uma assistente do Messenger baseada em Inteligência Artificial (AI) para chamar de sua. A “M”, como foi nomeada, oferece sugestões de recursos e conteúdo relevantes em uma conversa. Tarefas simples como pedir um uber, algum agradecimento, compartilhar localização à partir de diálogos que indicam a necessidade dessa informação são algumas das possibilidades. A intenção é “enriquecer a maneira como as pessoas se comunicam e resolvem coisas pelo aplicativo”. De forma gradual, o recurso ficará disponível para iOS e Android, basta atualizar o app.

Segundo Laurent Landowski e Kemal El Moujahid, gerentes de produto para o Messenger: "Por meio dessas interações conseguimos construir uma versão completamente automatizada que sugere ações úteis nas suas conversas, indicando funções no Messenger que, em muitos casos, as pessoas nem sabiam que existiam", disseram os gerentes”.

As sugestões da M aparecem quando é reconhecida uma intenção na conversa, e inicialmente incluirá as seguintes ações:

  • Enviar stickers: M compartilha sugestões de stickers divertidos para suas interações cotidianas como “obrigado” ou “tchau”.
  • Compartilhar localização: Se alguém perguntar "Onde você está?" ou se você disser algo como "Estou a caminho", a M pode sugerir que você compartilhe sua localização durante a conversa.
  • Criar uma enquete (somente em conversas em grupo) - Com dificuldade para tomar decisões em um grupo? M permite que você crie uma enquete sobre qualquer tema nos grupos de conversa.
  • Enviar mensagens de aniversário - Se a pessoa com quem você está conversando individualmente no Messenger estiver fazendo aniversário, M vai sugerir uma mensagem de aniversário - um sticker, cartão, mensagem ou vídeo com o tema Aniversário.
  • Fazer uma chamada por voz ou vídeo - Se as pessoas estiverem conversando entre si ou em um grupo e expressam a vontade de fazer uma ligação, M irá sugerir uma conversa por áudio ou vídeo no Messenger. Dessa maneira, por exemplo, se alguém diz “quer me ligar?” M irá fazer uma sugestão.

A M foi construída com base em técnicas de machine learning, que por sua vez tem raízes em Inteligência Artificial. Para experimentá-la, basta conversar com um amigo ou em um grupo como você faria normalmente e a M poderá fazer uma sugestão de uma das ações principais listadas acima. Quando isso acontecer, aparecerão o logotipo M e a sugestão. E a M aprende: quanto mais você usar, mais ela poderá ajudá-lo.

As pessoas têm sempre a opção de ignorar ou dispensar a sugestão se ela não for útil, e se não quiser a ajuda de M, você pode deixá-la no mudo, opção disponível em configurações.

Recentemente o Google lançou uma assistente que funciona dentro do seu aplicativo de bate-papo, o Allo, aparentemente o funcionamento de ambas é similar.

 

 

Deixe seu comentário: