Ogilvy cria Rick Brasil, o homem que é a "cara" da corrupção no país

ricky brasil

Apesar de impossível saber com precisão o valor desviado dos cofres públicos, dados mencionados por profissionais que trabalham na Operação Lava Jato informam que os recursos perdidos em esquemas de corrupção no País somam em torno de R$ 200 bilhões por ano. Se todo esse dinheiro fosse para as mãos de uma única pessoa, ela seria dona da oitava maior fortuna do mundo, de acordo com a Lista dos Bilionários Forbes de 2018.

Alguma ideia de como esse cidadão se pareceria? Quais suas características físicas? O que ele pensa, quais seus hábitos de consumo? Quais são os segmentos da economia nos quais atua? Qual a sua opinião sobre operações que investigam corruptos no país?

Com o objetivo de chamar a atenção de todos os brasileiros para o problema e ajudar a combater a corrupção, a revista Forbes Brasil, a agência Ogilvy e a empresa de tecnologia Nexo criaram, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial, o que seria a “cara” da corrupção brasileira. Além do rosto, com todos os traços físicos, o nosso “machine learning” conseguiu ir além e apontar características de personalidade desse homem, que chamamos de Sr. Ricky Brasil. 

O projeto para se chegar ao Sr. Ricky Brasil começou há mais de dez meses com pesquisas baseadas principalmente em entrevistas e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. Todo esse material – reportagens da imprensa brasileira, depoimentos, entrevistas, obras literárias – foi colocado no sistema e, com o cruzamento do conteúdo, a ferramenta de inteligência artificial pôde, portanto, apontar o retrato do que considera ser mais próximo do Sr. Ricky Brasil.

FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Ricky Brasil
Produto: Institucional
Cliente: Forbes
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix del Valle
Diretor de Criação: Eduardo Doss, Guiga Giacomo
Diretor de Arte: Paulo Engler
Redatora: Mariana Albuquerque
Planejamento: Daniel De Tomazo
Diretor de Operações: Daniel Martins
Diretora de Projetos: Priscilla Saikai
Gerente de Projetos: Beto Campos
UXD: Flávia Goulart, Caroline Salles, Alexander Schevtschenko
RTVC:  Patricia Silveira
Mídia: Paulo Ferreira
Montagem: Deydson Rocha
Motion Design: Thiago Bancaro, Marina Carrijo
Atendimento: Juliana Fernandes
Consultoria: Regiane de Oliveira
Aprovação Cliente: Antonio Camarotti
Produtora de imagem: Trator Filmes
Diretor: Vinicius Colé
Diretora Executiva: Gabriela Lemos e Armando Ruivo
Direção de Fotografia: Vinicius Colé
ProdutorEduardo Saraiva
Produtora de Som: Evil Twin
Atendimento: Juiana Tangary e Carol Couto
Diretor Musical: Andre Faria e Murilo Faria
Produção Trilha:  Andre Faria, Murilo Faria e Yuri Chix
Criação Trilha: Yuri Chix
Tecnologia: Nexo
Equipe: Luiz Carvalho, Diego Figueredo, Ariane Camilla, Juliana Marques
Pós Produção: Stratostorm
Produtora Executiva: Helena Hilario
Supervisor de Pós: Mario Pece
Artista 3D: Alan Prado
Motion Designer: Kaio Cruz
Compositor: Igor Sacilotto
Imagem: Estúdio Notan
CGI Especialista: Marcos Sampaio

Deixe seu comentário: