Quatro aplicativos brasileiros são semifinalistas do AppMyCity!

<p>
	Quatro aplicativos brasileiros s&atilde;o semifinalistas do AppMyCity! <em>(Reprodu&ccedil;&atilde;o)</em></p>

A New Cities Foundation anunciou hoje a lista dos dez candidatos ao Prêmio AppMyCity! que concorrem ao título de melhor aplicativo urbano do mundo e ao valor de US$ 5.000 (www.appmycity.org). Entre eles, quatro são brasileiros.

Os dez semifinalistas vêm de seis países, de todos os cinco continentes. Seus aplicativos móveis foram selecionados por seu potencial de melhorar e impactar a experiência urbana.

AirCasting, da cidade de Nova York City, EUA, é uma plataforma para gravar, mapear e compartilhar dados de saúde e meio ambiente, por meio de medidas do mundo real, anotações e compartilhamento no CrowdMap.

BuzzJourney, de Kfar-Saba, Israel, mapeia todas as rotas do ponto A ao ponto B através do transporte público, ônibus, trens, táxis, aluguel de bicicletas, e facilita o compartilhamento de caronas em tempo real, permitindo que qualquer motorista transforme seu carro em um táxi temporário.

Colab, do Recife, Brasil, conecta os cidadãos às cidades, permitindo que eles reportem problemas urbanos diários, proponham novos projetos e soluções, e avaliem os serviços públicos.

Dérive app, de Johanesburgo, África do Sul, é uma forma gerada aleatoriamente para explorar e se envolver com uma nova cidade.

iWhisper, de Amsterdam, Holanda, oferece áudio-tours e experiências de áudio com base na localização, por meio de aplicativos customizados para cidades, que oferecem aos cidadãos e visitantes diversas experiências de áudio.

paprika, do Rio de Janeiro, Brasil, ajuda os usuários a criar “redes sociais instantâneas” personalizadas, em qualquer parte da cidade para discutir eventos diários e questões globais, trocando informações localizadas.

PublicStuff, da Filadélfia, EUA, ajuda governos urbanos a transformar perguntas cívicas em melhorias cívicas tangíveis, conectando as pessoas diretamente a seus representantes municipais e umas com as outras.

Urbanias, de São Paulo, Brasil, é uma plataforma Social-Local-Móvel que incentiva os usuários a explorar e observar os acontecimentos locais.

VaiRio, do Rio de Janeiro, Brasil, guia moradores e visitantes pelo trânsito, reduzindo o tempo e as emissões de gases do efeito estufa, apresentando geo-conteúdo sobre as opções de transporte e o melhor caminho, de acordo com as rotas mais frequentes de usuários registrados.

Walkability app, de Nova New Délhi, Índia, faz o crowdsourcing de dados sobre possibilidade de caminhar, para informar o governo sobre formas de recriar espaços urbanos onde se possa caminhar.

“Seja guiando um cidadão através de uma nova experiência da cidade ou ajudando as pessoas a mapear rotas para caminhar nas cidades, estes aplicativos inovadores redesenham o papel do indivíduo na metrópole e o impacto da metrópole sobre o indivíduo”, diz Mathieu Lefevre, Diretor Executivo da New Cities Foundation e Jurado do Prêmio AppMyCity!.

Prazo e processo de julgamento

O painel internacional de jurados agora irá avaliar os dez semifinalistas e selecionar três finalistas, que serão anunciados no dia 7 de maio de 2013.

O período de inscrição para este importante Prêmio foi encerrado em 26 de abril de 2013. Os semifinalistas foram selecionados pela New Cities Foundation, entre um total de 92 aplicativos que atenderam os requisitos do Prêmio.

Graças ao apoio do Google, a New Cities Foundation convidará os três finalistas selecionados para o New Cities Summit, evento apenas para convidados a ser realizado em São Paulo, Brasil, entre os dias 4 e 6 de junho. Em sua chance final para vencer, os três finalistas apresentarão seus projetos ao vivo no Summit, para um público sênior de empreendedores, inovadores e líderes urbanos. O vencedor será selecionado pelo público e anunciado durante o Summit. O vencedor receberá US$5.000 para apoiar o desenvolvimento do aplicativo.

Para saber mais, acesse www.appmycity.org e www.newcitiessummit2013.org

Deixe seu comentário: