Realidade virtual transforma a experiência da vacinação infantil

campanha vacinação

A realidade virtual pode ser capaz de oferecer ao público diferentes olhares e experiências sobre a mais variada gama de situações. Na ação do laboratório Hermes Pardini, “VR Vacina”, criada pela Ogilvy Brasil, o medo de agulha dá espaço para o entretenimento, ajudando crianças a superarem o trauma de agulhas, recorrente na infância. O material foi produzido pela Vetor Zero.

O procedimento é o seguinte: quando chega ao laboratório para ser vacinada, a criança entra na sala e logo recebe seus óculos de realidade virtual. Enquanto ela assiste a um vídeo, o médio/enfermeiro prepara a vacina. O vídeo 360 graus mostra um universo lúdico no qual um personagem, no estilo de jogos de RPG online, pede ajuda à criança, que vai se tornar um herói e ajudar a salvar todo o reino. O momento que a criança vê o personagem colocando o “poder especial” em seu braço é, na verdade, o instante exato em que o enfermeiro aplica a vacina. Em vez de a criança chorar, a maioria se diverte com a aventura, perde o medo da agulha e fica com a sensação de ter, de fato, se tornado um herói.  

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Para Cláudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil, o mais legal é usar a tecnologia na prática: “O que é mais interessante nessa ideia é que conseguimos dar a tecnologia de realidade virtual a uma utilidade prática, que resolve um problema e cria uma oportunidade de negócio para o cliente, o primeiro a oferecer esse tipo de serviço. E, o melhor de tudo, as crianças não choram, o sonho de qualquer pai e mãe”.

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Melissa Palmieri, coordenadora de vacinas do Hermes Pardini, afirma que a tecnologia agrega conforto e bem-estar pros pequenos consumidores, prioridades da marca: "É a primeira vez em 15 anos da minha atuação profissional com vacinas que vejo o medo sendo transformado em entretenimento graças a realidade virtual. É sem dúvida uma tecnologia que vai trazer muito conforto para as crianças, os pais e os profissionais. O bem estar do cliente é prioridade para o Hermes Pardini. Por isso acreditamos na proposta do vídeo”.

A campanha, ainda em fase de testes, tem previsão de ser replicada nas demais unidades próprias do Hermes Pardini (São Paulo, Minas Gerais e Goiânia), no mês de junho.

FICHA TÉCNICA

Cliente: Hermes Pardini
Agência: Ogilvy Brazil
Campanha: VR Vaccine
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix Del Valle
Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella/Eduardo Doss/Márcio Fritzen
Redator: Tarik Frank
Diretor de Arte: Sandra Alves
Diretor-Geral de Produção: Rafael Rosi
RTV: Cecilia Taoli/Lais Pereira
Atendimento: Denise Israel/Larissa Ferrari/Juliete Petri
Mídia: Renata Valio/Betânia Aragão
Aprovação do Cliente: Cristiane Vieira/Melissa Palmieri/Ana Paula Pimenta
Produtora: Vetor Filmes        
Diretor de cena: Nando Cohen/Luiz Evandro
Diretora Executiva: Alberto Lopes/Paula Moraes/Francisco Puech
Direção de Fotografia: Claus Stellfeld
Atendimento: Isabela Gava/Vandreia Ribeiro/Giovana Grigolin
Produção e pós-produção: Equipe Vetor Filmes
Montador: Fred Siviero
Finalização: Equipe Vetor Zero
Supervisor de Animação: Leo Cadaval
Programação: Kleber Kenyti
Produtora de som: Sonido
Atendimento: Manuela Thomas/Evandro Cavalcanti/Neiva Neto
Direção Musical: Lucas Duque
Produção trilha: Marcio Biaso
Efeitos sonoros: Gabriel Schubsky
Finalização e Mixagem 360: João Miguel
Locutor: Luiza Caspary

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