Skip to main content

Você fala com ele todos os dias. Pergunta sobre o clima, sobre o resultado dos jogos, sobre palavras que você não conhece, enfim, soluciona suas maiores dúvidas. Parece alguém em quem você confia muito e não vive sem. E se eu te disser que ele acaba de fazer aniversário e você provavelmente não sabia? Pois bem, vamos aplaudir os 25 anos daquele que começou como um “simples” buscador na internet, baseado em algoritmos, e acabou se tornando uma das maiores empresas de tecnologia da modernidade, o Google! O aniversário da plataforma foi celebrado nesta quarta-feira (27).

O que você pensa sobre alguém que está completando 25 anos? Talvez um amadurecimento, uma evolução das habilidades e uma grande mudança na aparência? Pelo visto, o Google seguiu essa mesma linha. Para mostrar toda a sua jornada desde 1998 até hoje, a empresa disponibilizou, em seus famosos Doodles (ilustrações que modificam o logotipo a fim de celebrar uma data ou evento importante), um GIF mostrando a cronologia das mudanças na logo. Acompanhe essa evolução abaixo.

As mudanças não se limitam à estética. Ao longo do tempo, a empresa se ramificou para os mais diversos campos da ciência e tecnologia, atuando diretamente em pesquisas de inteligência artificial e computação quântica, além do e-commerce e dispositivos tecnológicos. Alguns desses foram bem-sucedidos, como o Chromecast, que transforma qualquer televisão em SmartTV, oferecendo conexão a serviços de streaming, jogos, buscador de internet e redes sociais, mas outros nem tanto, como o console de videogame Google Stadia, lançado em 2019 e descontinuado no início deste ano.

Antes de concluirmos sobre o momento atual da empresa, é interessante voltarmos no tempo para entender toda a jornada dela.

Fundada por dois estudantes da Universidade de Stanford (EUA), Larry Page e Sergey Brin inicialmente não tinham grandes ambições para a empresa. O Google era um simples projeto de garagem da dupla. No entanto, a ideia de organizar e classificar as informações na internet logo se mostrou algo completamente inovador em relação ao que estava sendo feito na época. Enquanto eles exploravam os limites dessa tecnologia, a semente que germinaria o Google (que, na época, ainda era chamado de BackRub) começou a tomar forma.

A expansão dessa empresa foi tão rápida quanto uma pesquisa em seu próprio navegador. Em 2004, cinco anos após a fundação, ela já estava sendo avaliada em US$ 36,3 bilhões, indicando a demanda por uma revolução tecnológica na época! Pouca coisa, né? (risos irônicos).

Falando sobre navegadores, o Google não se contentou em ser apenas um mecanismo de busca na web. Ao introduzir o famoso Google Chrome, a empresa passou a construir novos caminhos, expandindo suas operações para o campo da mídia, com a aquisição do YouTube em 2006, e para o mercado de dispositivos móveis, com o sistema operacional Android.

Além desses sistemas que estão conosco todos os dias, vale a pena destacar as funcionalidades essenciais que a empresa oferece, como o Gmail, o Google Maps, o Google Tradutor e o Google Meet, que transformaram não apenas a forma como interagimos com a tecnologia, mas também as relações interpessoais, conectando pessoas em todo o mundo e tornando a comunicação mais acessível e eficiente.

O Google desempenha um papel fundamental na maneira como interagimos e compartilhamos informações, deixando um legado singular em um curto período de tempo. Portanto, é mais do que justo celebrar os 25 anos desta enciclopédia dos novos tempos. Vale destacar como a empresa, atualmente avaliada em US$ 1,66 trilhão, demonstra sua posição no cenário global de tecnologia, sendo encarada, por muitos, como a própria internet.

Um presente artístico

Como forma de homenagear a empresa, mostrando a conexão entre o passado e o presente que construíram esses 25 anos de muito sucesso, o Adnews preparou uma arte de capa especial, utilizando a variação tipográfica do próprio Google, para celebrar o seu aniversário.

25 anos de Google: uma jornada de inovação que vem revolucionando o mundo

Capa do artigo homenageia mudanças no design do Google. (Arte: Enzo Souza)

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt 

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????