Skip to main content

O cartão SD é uma unidade de armazenamento de dados bastante utilizada. Presente em câmeras, smartphones e outros dispositivos, é capaz de salvar uma infinidade de documentos e imagens. O problema é que este cartão pode se corromper. Para lidar com a situação, conheça 3 formas de recuperar arquivos apagados de cartão SD corrompido.

É importante saber que o cartão SD pode ser corrompido por ter contato com vírus, pela interrupção abrupta da transferência de arquivos, por uma falha no funcionamento do software interno do cartão ou por impactos físicos.

Quando um cartão SD é corrompido, recuperar os arquivos salvos pode parecer impossível. Mas existem recursos que você pode utilizar para resgatar esses dados e salvar de forma segura. Confira!

Com o Wondershare Recoverit

A primeira forma de recuperar arquivos apagados de cartão SD corrompido é utilizando um programa especializado no assunto. Para isso, a sugestão é contar com o Wondershare Recoverit.

O Recoverit é um software que, entre outras funções, consegue recuperar cartão de memória dos mais variados dispositivos. Seu sistema permite reconhecer centenas de formatos de HDs, pen drives, cartões e computadores, para que o usuário consiga salvar aquilo que deseja.

Um ponto positivo do Recoverit é a facilidade de uso. Por ter uma interface inteiramente em português, o usuário consegue ter uma experiência facilitada, para que a recuperação aconteça de forma prática.

Para recuperar um cartão SD corrompido com o Recoverit, você deve seguir os passos abaixo:

Passo 1: Após baixar e instalar o Recoverit, abra o programa e clique na opção Recuperação de Dispositivos Externos. Selecione o cartão SD que está corrompido, que deve estar conectado ao seu computador.

Imagem: Recoverit

Passo 2: Clique em iniciar para que o processo de varredura do Recoverit comece. Ele vai apresentar todos os arquivos resgatados em uma listagem.

Passo 3: Com a lista completa, clique sobre um arquivo para ter uma visualização prévia. Depois, é só criar uma cópia em uma pasta segura do seu computador.

Verificando erros

Outra possibilidade entre as formas de recuperar arquivos apagados de cartão SD corrompido é nativa do próprio Windows, um recurso que todos os usuários do sistema operacional têm à disposição.

Trata-se da ferramenta de verificação de erros, que consegue corrigir pequenos problemas em unidades de armazenamento. Para recuperar um cartão SD corrompido com o programa de Verificação de Erros, você deve:

Passo 1: Após conectar o cartão SD corrompido no computador, abra o Explorador de Arquivos do Windows, clicando em Este Computador na sequência.

Passo 2: Nas opções que aparecem na tela, clique com o botão direito do mouse no cartão SD a ser recuperado. Clique em Propriedades.

Passo 3: Na aba Ferramentas, clique em Verificação de Erros e confirme a operação ao clicar em Verificar. Por fim, selecione Verificar e reparar a unidade. O Windows vai realizar a varredura, corrigindo os erros que localizar.

Imagem: Techtudo

Embora esse método seja prático, ele pode não ser efetivo para alguns cartões SD corrompidos. Além disso, se você não fez o back up dos arquivos que estão no cartão, corre o risco de perdê-los ao fazer o processo.

Usando o Chkdesk

Neste ano, o Windows completou 35 anos de sua primeira versão. E apesar de vários recursos terem passado por atualizações, existem ferramentas que permaneceram iguais pela sua funcionalidade.

Esse é o caso do Chkdesk (ou Check Disk), acessível pelo Prompt de comando, com recursos úteis para as correções de cartões corrompidos. Apesar disso, ele é limitado e não deve ser utilizado se você não tiver uma cópia dos arquivos, já que no processo de correção pode haver a formatação forçada.

Para recuperar um cartão SD corrompido com o Chkdesk, siga os passos:

Passo 1: Na barra de buscas, digite Prompt de Comando e selecione a opção disponível.

Imagem: Techtudo

Passo 2: Digite o comando chkdsk /r/f  “letra da unidade do cartão:” (sem as aspas), e tecle Enter.

Pronto! Agora é só aguardar que o ChkDsk corrija os erros do cartão, para eliminar as falhas que causam o problema.

Para a recuperação de arquivos apagados de cartão SD corrompido, o ideal é contar com um programa capaz de realizar a tarefa sem riscos de excluir seus documentos. Por isso, a opção mais segura é o Recoverit.

E para não passar mais por esse tipo de situação, seja com um cartão SD ou com um pen drive corrompido, a dica é manter o Recoverit sempre instalado no seu computador. Assim, você tem a ferramenta necessária para lidar com problemas semelhantes que podem surgir!

Imagem: Pexels

Leave a Reply